Topo

Rodrigo Mattos

Diretoria da CBF exclui opositor da FPF da cúpula da Conmebol

rodrigomattos

10/05/2018 18h20

A cúpula da CBF destituiu o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, do seu cargo na cúpula da Conmebol, substituindo o pelo Coronel Nunes. A decisão foi oficializada em reunião nesta quinta-feira no Paraguai. Bastos tinha tentado ser candidato de oposição contra o futuro presidente da confederação, Rogério Caboclo, o que causou contrariedade na cúpula da entidade nacional.

O presidente da FPF assumira o cargo porque o então presidente da CBF Marco Polo Del Nero não podia viajar para o exterior, com medo de ser preso por conta de acusações de corrupção nos EUA. Foi indicado pela própria confederação e atuava como um intermediário entre os pedidos de clubes brasileiros e a Conmebol.

Mas houve um racha durante a eleição da confederação que deixou Bastos em campo oposto da atual diretoria: Caboclo acabou eleito, e o presidente da FPF nem se candidatou. Além disso, Del Nero foi banido definitivamente do mundo do futebol em decisão do Comitê de Ética da Fifa. Com isso, a CBF decidiu por retirar Bastos do Conselho da Conmebol, substituindo o pelo atual presidente da confederação, o Coronel Nunes. O outro membro brasileiro é Fernando Sarney, que integra tambémo Conselho da Fifa.

Durante a reunião, Bastos se despediu do cargo e fez um discurso amistoso para Caboclo. Afirmou que ele era um sopro de modernidade para a gestão da CBF. Nesta sexta-feira, haverá um Congresso extraordinário de eleição da Conmebol em que o presidente Alejandro Dominguez será reeleito para o cargo já que é candidato único.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.