Topo

Rodrigo Mattos

Fifa consulta clubes para definir tamanho de novo Mundial

rodrigomattos

12/05/2018 04h00

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, decidiu ouvir times para definir o formato e o tamanho do novo Mundial de clubes. Foi o que ele afirmou em reunião da Conmebol nesta quinta-feira, no Paraguai, quando voltou a tratar mais sobre a proposta bilionária pela competição. O torneio pode ter de 16 a 32 equipes.

O cartola da federação internacional já começou a conversar com dirigentes de supertimes europeus, como revelou o "New York Times". Foi uma reunião com Real Madrid, Barcelona, Juventus, Bayern de Munique, entre outros em que Infatino buscou apoio para o Mundial, segundo o jornal norte-americano.

Pois bem, já na América do Sul, Infantino voltou a falar sobre detalhes da proposta de US$ 25 bilhões pelos direitos do Mundial de Clubes e da Copa das Nações. Ele afirmou que não voltará atrás da decisão de acabar com a Copa das Confederações e substitui-la pela competição de times.

O presidente da Fifa, no entanto, já não se mostrou tão certo sobre o tamanho do Mundial que em seu projeto inicial tinha 24 times. Em certo momento, ele afirmou que o campeonato poderia ter 16, 24 ou 32 clubes. E completou dizendo que seria do jeito que os clubes quiserem.

É uma estratégia para atrair o apoio dos supertimes já que a Uefa tem tido uma posição crítica em relação ao Mundial. Representantes de ligas e de grandes clubes europeus também já manifestaram preocupação com a competição.

Infantino não mencionou em nenhum momento, porém, intenção de consultar os clubes sul-americanos e de outros continentes sobre o Mundial de Clubes. Até agora a Conmebol tem participado de forma lateral da discussão, tendo sido mais incisiva na defesa da volta da disputa do Mundial Interclubes anual, entre campeões da Europa e América do Sul.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.