Topo

Rodrigo Mattos

Redução de Copa América ameaça dois estádios em São Paulo como sedes

rodrigomattos

18/05/2018 04h00

A redução do número de seleções na Copa América, de 16 para 12 times, deve diminuir a competição, criou disputa para ser sede do torneio e ameaça uma das vagas em São Paulo. Em 2017, o Comitê Organizador tinha batido martelo que a Arena Corinthians e o Allianz Parque estariam dentro do torneio. Mas, agora, há pressão por diminuição de sedes e uma discussão se cabe deixar duas na mesma cidade.

O plano inicial da Conmebol era ter 16 seleções na Copa América, incluindo México e EUA. Só que não houve acordo com a Concacaf (Confederação da América Central, do Norte e do Caribe) nem sobre calendário, nem sobre divisão comercial de receitas. Resultado: entraram apenas Qatar e Japão como extras além dos 10 times da América do Sul.

Aliado a isso, há um problema de contratos antigos de direitos de televisão (com a Globo e com a Datisa) que impacta nas receitas da competição. Menos dinheiro arrecadado, menos recursos para organizar o evento. Isso levo à conclusão de que é necessário ter um formato enxuto com poucas sedes.

Pelo plano atual, a ideia é fazer em até seis sedes. São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador são certos. Assim, teoricamente, os paulistas teriam dois estádios pela estratégia traçada no início. Mas há uma pressão pela inclusão de outra sede no Nordeste, com disputa entre Fortaleza e Recife. Isso já contando com uma possível exclusão da capital Brasília.

Diante desse quadro, já existe uma discussão na CBF e na Conmebol se um excesso de jogos em São Paulo acarretaria em desinteresse de parte do público se não forem confrontos interessantes. Outra corrente defende o contrário: é o mercado mais forte economicamente e portanto tem público para um número maior de partidas. Caso se decida por uma sede em São Paulo, o Allianz Parque e a Arena Corinthians disputariam uma vaga.

Em paralelo, já se iniciou o processo técnico para avaliar cada um dos estádios. Serão verificados não só estrutura dos dois estádios como se acordos prévios de marketing de cada arena, que poderiam dificultar a ocupação pelos parceiros da Conmebol. Neste caso, o Allianz Parque é um estádio mais bem sucedido em sua exploração e portanto tem mais compromissos a realizar do que a Arena Corinthians. Mas é certo que a WTorre demonstrou interesse em sediar os jogos.

Para além da avaliação técnica, o comitê organizador da Copa América terá de equilibrar a questão dos custos da competição com o número de sedes. Por isso, se a Conmebol for capaz de levantar mais dinheiro com patrocinadores e alguns direitos de TV, aumenta a chance de mais estádios. Até porque já haverá pressão pela inclusão de mais sedes. A confirmação da Arena Corinthians e do Allianz Parque juntos na Copa América, que antes era certa, agora depende desse cenário.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.