Blog do Rodrigo Mattos

TV vencedora de leilão da Liga dos Campeões será conhecida em junho

rodrigomattos

A licitação dos direitos da Liga dos Campeões a partir da temporada 2018/2019 está em sua etapa final e deve ter uma conclusão antes da Copa-2018. A principal concorrência é pelos direitos de TV Fechada entre o consórcio ESPN/SporTV e o Esporte Interativo.

A UEFA já recebeu todas as propostas e vai abrir os pacotes nos dias 4 ou 5 de junho. Depois disso, haverá um período de negociação com as partes vencedoras para acertar pontos. A previsão de envolvidos no processo é que isso dure em torno de uma semana a 10 dias, concluindo-se antes do Mundial.

No caso brasileiro, serão abertos envelopes para dois pacotes. Um é de TV Aberta para o qual a Globo é favorita. O segundo é o de TV Fechada, que deve ser disputado entre Esporte Interativo (atual detentor dos direitos) e SporTV/ESPN. Há ainda a possibilidade do Fox Sports. Ao contrário da Libertadores, a UEFA permite pacotes conjuntos de emissoras.

Na última disputa, o Esporte Interativo levou com uma proposta que superou US$ 100 milhões pelos três anos. Desde então, houve acirramento no mercado de direitos de transmissão, que se estendeu para o Brasileiro e a Libertadores.

Ao mesmo tempo, as emissoras têm obtido menos receita com TV Fechada por conta do encolhimento do número de assinantes a cabo do Brasil. Cada um dos canais recebeu um dinheiro por assinante, dentro do total pago à NET, Sky, entre outras operadoras. Por isso, é incerto se haverá novo crescimento de receita do bolo da Liga dos Campeões.

Até porque acabou de ser encerrado o processo de licitação da Libertadores, em que a vencedora na TV Fechada foi o Fox Sports no pacote número B, o Sportv no pacote C. Houve forte investimento do Fox Sports para ficar com esse pacote prioritário, o que pode limitar seus recursos para tentar a Liga dos Campeões.