Topo
Blog do Rodrigo Mattos

Blog do Rodrigo Mattos

Categorias

Histórico

Conmebol espera licitação para saber quando terá VAR na Libertadores

rodrigomattos

2006-06-20T18:04:00

06/06/2018 04h00

A Conmebol espera a definição do custo do árbitro de vídeo para definir em que fase será implantando na Libertadores. O ideal para a entidade é começar a ter o sistema já nas oitavas-de-final. Mas, por enquanto, a garantia é apenas que haverá na semifinal da competição.

A Conmebol abriu uma licitação para empresas interessadas em implantar o sistema na Libertadores. Cada uma vai apresentar um preço por jogo e se será reduzido caso exista um pacote maior de jogos.

A questão é que a confederação sul-americana conta com um orçamento limitado para utilizar o sistema. Afinal, na atual temporada, ainda vale o contrato antigo da Libertadores para televisões, isto é, um terço do que se ganhará no futuro. Assim, em 2017, usou o árbitro de vídeo apenas a partir das semifinais.

Agora, a Conmebol espera o resultado da concorrência para saber quanto terá de pagar por jogo. A previsão é que isso ocorra na próxima semana. A intenção do presidente da entidade, Alejandro Dominguez, era ter o recurso já nas oitavas-de-final.

No ano passado, sem pacote, a Conmebol tinha que pagar US$ 20 mil por jogo de tecnologia para a Mediapro, fora viagens de juízes. A intenção é reduzir esse custo para expandir o uso do vídeo. Para o próximo ano, a Conmebol vai avaliar se é possível usar em todos os jogos, visto que há mais dinheiro do contrato de televisão.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.

Mais Blog do Rodrigo Mattos