Blog do Rodrigo Mattos

Conmebol espera licitação para saber quando terá VAR na Libertadores

rodrigomattos

A Conmebol espera a definição do custo do árbitro de vídeo para definir em que fase será implantando na Libertadores. O ideal para a entidade é começar a ter o sistema já nas oitavas-de-final. Mas, por enquanto, a garantia é apenas que haverá na semifinal da competição.

A Conmebol abriu uma licitação para empresas interessadas em implantar o sistema na Libertadores. Cada uma vai apresentar um preço por jogo e se será reduzido caso exista um pacote maior de jogos.

A questão é que a confederação sul-americana conta com um orçamento limitado para utilizar o sistema. Afinal, na atual temporada, ainda vale o contrato antigo da Libertadores para televisões, isto é, um terço do que se ganhará no futuro. Assim, em 2017, usou o árbitro de vídeo apenas a partir das semifinais.

Agora, a Conmebol espera o resultado da concorrência para saber quanto terá de pagar por jogo. A previsão é que isso ocorra na próxima semana. A intenção do presidente da entidade, Alejandro Dominguez, era ter o recurso já nas oitavas-de-final.

No ano passado, sem pacote, a Conmebol tinha que pagar US$ 20 mil por jogo de tecnologia para a Mediapro, fora viagens de juízes. A intenção é reduzir esse custo para expandir o uso do vídeo. Para o próximo ano, a Conmebol vai avaliar se é possível usar em todos os jogos, visto que há mais dinheiro do contrato de televisão.