Topo

Rodrigo Mattos

Após pedir vídeos na Copa, CBF só mostrará gravação do VAR em caso especial

rodrigomattos

30/07/2018 17h48

Durante a Copa do Mundo, a CBF enviou carta requisitando à Fifa as gravações do árbitro de vídeo sobre a decisões do juiz na partida contra a Suíça. Foi negado o pedido. Mas, na Copa do Brasil em que haverá vídeo, a CBF adotará o mesmo procedimento da federação internacional e só mostrará as gravações aos clubes em casos especiais em que a integridade ou transparência do jogo esteja em questionamento.

Assim como faz a Fifa, a CBF vai gravar em vídeo e em áudio todas as interações dentro da sala de VAR para a Copa do Brasil. Isso servirá como prova para fundamentar as decisões. Mas clubes não poderão ter acesso a esse material com pedidos à comissão de arbitragem. Isso só acontecerá em casos excepcionais.

"Isso é protocolar. O item 5.4 diz que as informações serão gravadas, a cabine e gravação de áudio. Clube que se sentir prejudicado, faz sua reivindicação e será respondido por escrito", contou Sergio Corrêa, que trabalha no projeto de VAR da CBF na Copa do Brasil. "Pelo protocolo, as imagens podem ser usadas para fins educacionais."

O protocolo do VAR da CBF, de fato, prevê a questão no artigo 5.4: "Pela integridade e transparência, e para fornecer um recurso de formação e desenvolvimento, a VOR e o processo de consulta serão filmados (inclusive com som). Estas imagens não serão disponibilizadas salvo para a formação de árbitros/VARs ou se houver uma questão sobre a transparência/integridade de uma partida/consulta/revisão em particular."

Dentro da confederação, há o objetivo de evitar que todos os clubes reivindiquem imagens e gravações do VAR a toda hora, para qualquer lance em que ocorra um suposto erro. Quando houver uma reclamação, a própria CBF vai revisar as gravações e vai responder aos clubes por carta, sem disponibilizar as gravações aos clubes.

Se houver um processo na Justiça Desportiva, ou se o caso se tornar um grave questionamento à entidade, a CBF poderá mostrar o vídeo e gravações para justificar sua decisão. Mas isso só ocorrerá em casos excepcionais.

A Fifa recusou o acesso às gravações para a CBF do jogo diante da Suíça, que gerou reclamação da seleção. Mas, em entrevista coletiva posterior, a entidade internacional mostrou os procedimentos de tomada de decisão no caso do lance da Suíça em que a seleção reclamava de falta em Miranda. Foram exibidas as imagens dos árbitros sua consulta silenciosa ao vídeo.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.