Copa América repete Mundial, encurta pré-temporada e vai parar Brasileiro
A Copa América no Brasil vai paralisar todos as divisões do campeonato nacional e encurtará a pre-temporada de clubes durante o ano de 2019. Não há previsão de redução dos Estaduais. É com esse cenário que a CBF trabalha na elaboração do calendário do futebol para o próximo ano.
O cronograma de jogos do futebol nacionais deve ser concluído até o fim do mês de agosto, embora ainda sem data para ser divulgado. Há ajustes para serem feitos. As linhas gerais, no entanto, já estão traçadas e o aperto será quase igual ao de 2018 com a Copa do Mundo, com a vantagem de que a Copa América ocupará duas semanas a menos. A competição sul-americana ocorrerá durante três semanas de junho.
"Todas as competições vão ser paralisadas para a Copa América, inclusive as séries B e C", contou Manoel Flores, diretor de competições da CBF. "Está apertado, mas não tanto quanto na Copa do Mundo."
A tendência é de os Estaduais serem mantidos com 18 datas, como na atual temporada. Assim, a CBF será forçada a invadir o primeiro mês do ano com competições. Atualmente, trabalha-se com meados de janeiro como possível início das atividades. A confederação, no entanto, tenta fazer ajustes para retardar um pouco mais esse data.
O que é certo é que os clubes não terão novamente uma pre-temporada de 30 dias, como é o ideal para preparação física dos jogadores. Em 2018, os Estaduais começaram no meio de janeiro, precisamente na semana do dia 17. Como houve times que acabaram a temporada no meio de dezembro de 2017, como Flamengo e Grêmio, seus times titulares voltaram de férias justamente no início da temporada.
Outra questão é que, de novo, o Brasileiro ficará espremido em seu início e no seu final, com bom número de jogos nos meios de semana. Como a Libertadores e a Copa do Brasil se estendem pelo ano, os clubes voltarão a ter de poupar jogadores para evitar quedas de ritmo. No geral, haverá pouca ou nenhuma evolução em relação à atual temporada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.