Topo

Rodrigo Mattos

Copa América repete Mundial, encurta pré-temporada e vai parar Brasileiro

rodrigomattos

31/07/2018 04h00

A Copa América no Brasil vai paralisar todos as divisões do campeonato nacional e encurtará a pre-temporada de clubes durante o ano de 2019. Não há previsão de redução dos Estaduais. É com esse cenário que a CBF trabalha na elaboração do calendário do futebol para o próximo ano.

O cronograma de jogos do futebol nacionais deve ser concluído até o fim do mês de agosto, embora ainda sem data para ser divulgado. Há ajustes para serem feitos. As linhas gerais, no entanto, já estão traçadas e o aperto será quase igual ao de 2018 com a Copa do Mundo, com a vantagem de que a Copa América ocupará duas semanas a menos. A competição sul-americana ocorrerá durante três semanas de junho.

"Todas as competições vão ser paralisadas para a Copa América, inclusive as séries B e C", contou Manoel Flores, diretor de competições da CBF. "Está apertado, mas não tanto quanto na Copa do Mundo."

A tendência é de os Estaduais serem mantidos com 18 datas, como na atual temporada. Assim, a CBF será forçada a invadir o primeiro mês do ano com competições. Atualmente, trabalha-se com meados de janeiro como possível início das atividades. A confederação, no entanto, tenta fazer ajustes para retardar um pouco mais esse data.

O que é certo é que os clubes não terão novamente uma pre-temporada de 30 dias, como é o ideal para preparação física dos jogadores. Em 2018, os Estaduais começaram no meio de janeiro, precisamente na semana do dia 17. Como houve times que acabaram a temporada no meio de dezembro de 2017, como Flamengo e Grêmio, seus times titulares voltaram de férias justamente no início da temporada.

Outra questão é que, de novo, o Brasileiro ficará espremido em seu início e no seu final, com bom número de jogos nos meios de semana. Como a Libertadores e a Copa do Brasil se estendem pelo ano, os clubes voltarão a ter de poupar jogadores para evitar quedas de ritmo. No geral, haverá pouca ou nenhuma evolução em relação à atual temporada.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.