Topo

Rodrigo Mattos

Ex-membro da Fifa diz ter acertado propina por Copa-2018, mas não recebeu

rodrigomattos

04/12/2018 17h49

O caso Fifa teve a revelação da primeira acusação de suborno relacionada à escolha da Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Um ex-membro da cúpula da Fifa, Rafael Salguero afirmou em depoimento à Justiça dos EUA que recebeu uma oferta de propina de uma pessoa que queria a vitória de um dos candidatos na escolha, aceitou a proposta e votou pelo país, mas não recebeu o dinheiro. A Justiça dos EUA manteve sob sigilo trechos que revelam quem o subornou e qual o país beneficiado.

Natural da Guatemala, Salguero foi membro do Comitê da Fifa de 2007 a 2015. A revelação de que ele era um dos implicados no caso Fifa aconteceu apenas há pouco tempo porque era mantida em segredo pela Justiça dos EUA.

Nesta terça-feira, o judiciário norte-americano aceitou abrir o depoimento de Salguero em que ele confessa participação em conspiração criminosa e em lavagem de dinheiro. Entre outros crimes, ele cita o caso da oferta de propina na votação da Copa da Rússia.

No seu relato, Salguero conta que, no meio de 2010, foi abordado por um homem quando estava em um voo do México para a Guatelama. Esse episódio ocorreu seis meses antes da votação das sedes das Copas de 2018 e 2022. O nome não é revelado. A partir daí, eles se encontraram para várias refeições.

Nestes encontros, segundo Salguero, o homem não identificado começou a falar sobre a candidatura. E aí no depoimento ele diz: "Ele falou que tinha um amigo muito rico na Itália com o nome de (…) e que esta pessoa estava envolvida no futebol e queria que (…) ganhasse a Copa-2018. E, se eu fosse para a Itália, ele me daria centenas de milhares de dólares se eu votasse pelo (…)"

À Justiça, Salguero conta ter ficado com medo de ir para a Itália por conta do foco grande que existia na votação. Mas que tentaria ir depois da eleição das sedes. Duas semanas antes da votação, o ex-membro da Fifa e o interlocutor se encontraram e combinaram de se reunir novamente após o pleito.

Depois, Salgueiro segue em seu depoimento: "No Comitê Executivo da escolha de 2018 eu votei (…) Apesar de tudo que ele me disse, ele nunca me contactou de novo. Depois de três ou quatro semanas após a votação, eu tentei ligar para o celular dele, mas ninguém atendeu ou retornou as ligações. Eu queria contacta-lo porque eu queria dizer que votei pelo país (…) e que eu queria ir à Itália para coletar o dinheiro que (…) disse que tinha para mim."

Ou seja, pelo relato de Salguero, ele recebeu uma oferta de suborno por seu voto para escolha da Copa-2018. Aceitou a proposta, mas nunca recebeu. Posteriormente, o homem que lhe ofereceu dinheiro o constatou e prometeu ir a Guatemala para resolver a situação, mas sumiu novamente.

O ex-membro da Fifa admitiu também ter revendido ingressos de Copa do Mundo nas edições de 2006, 2010 e 2014, isto é, a do Brasil. Obteve com isso um lucro de US$ 40 mil em seu relato.

Uma investigação da Fifa sobre o processo de escolhas das Copas de 2018 e 2022 encontrou algumas irregularidades, mas concluiu que não houve comprometimento do processo, na avaliação da entidade. Por isso, as sedes da Rússia e do Qatar foram mantidos. As acusações de subornos até agora atingiram a candidatura qatariana.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.