Blog do Rodrigo Mattos

Sport é denunciado no STJD por salário atrasado e pode ter pena esportiva

rodrigomattos

A procuradoria do STJD recebeu uma denúncia contra o Sport por falta de pagamento dos salários do jogador Gabriel durante a temporada de 2018. O clube terá um prazo até o início de fevereiro para pagamento ou acordo com o jogador. Em caso contrário, sofrerá uma denúncia da procuradoria com pedido de punição esportiva que pode ser perda de ponto, proibição de contratação ou suspensão de competições.

O Sport foi rebaixado no Brasileiro da Série A. Durante a campanha, atrasou salários de jogadores o que levou até a mobilização do sindicato de jogadores de Pernambuco. Gabriel é credor de salários e direitos de imagem do clube.

Durante o Nacional, não houve denúncia ao tribunal esportivo. O regulamento do Brasileiro prevê perda de três pontos por jogo após o prazo para pagamento dos salários atrasados. Em janeiro, chegou a denúncia pelo caso de Gabriel à procuradoria do STJD.

Procuradores já determinaram que o Sport tem 15 dias para pagar ou pedir uma audiência de conciliação com o jogador, prazo que começa a contar a partir do dia 20 de janeiro quando acaba o recesso da Justiça Desportiva. Se o débito não for resolvido até o início de fevereiro, haverá denúncia contra o clube pernambucano.

A tendência é que a procuradoria peça punições não só de perda de pontos como penas previstas no código disciplinar da Fifa, segundo apurou o blog. Isso porque a retirada de pontos seria inócua com o Sport já rebaixado. Entre as possíveis sanções pelo código da Fifa, estão suspensão de competições da CBF e proibições de contratar. Não é fácil, no entanto, os auditores do STJD aceitarem uma tese baseada no código da Fifa.

O blog procurou a assessoria de imprensa do Sport, mas não obteve retorno sobre o caso.