Globo reduz jogos de Estaduais na TV Aberta para turbinar pay-per-view
A Globo reduziu o número de jogos de Estaduais na TV Aberta no ano de 2019, retirando os das competições do meio de semana da tela principal até março. Às federações, a emissora tem dito que o objetivo é aumentar a venda de pacotes de pay-per-view que cai bastante durante os meses dos regionais. A decisão ocorre em período em que a emissora questiona a relevância das competições regionais.
Foi em dezembro que a Globo anunciou que iniciaria suas transmissões de quarta-feira só em fevereiro quando estrearia o novo horário de 21h30. Mas algumas federações foram pegas de surpresa com a informação de que jogos iniciais não estariam na TV Aberta. Houve mudanças em tabelas já pre-acertadas.
Aos dirigentes, a emissora explicou que o objetivo era aumentar o pay-per-view. Então, partidas do Paulista e do Carioca foram realocadas para mais cedo, sem necessidade de estarem no horário da TV Aberta. Sobra mais tempo para o Big Brother que costumava ficar espremido nas quartas-feiras.
Questionada pelo blog, a Globo respondeu que combina com federações as tabelas, horários para atender as diferentes plataformas, Globo, SporTV e ppv. "É importante haver um equilíbrio entre as diversas janelas, de modo que todas atendam seu mercado e público, permitindo inclusive maiores receitas aos clubes".
Uma maior arrecadação do pay-per-view tem participação dos clubes. Os times ficam com cerca de um terço do total obtido as vendas de pacotes. No Brasileiro, a Globo já tinha reduzido os jogos de Flamengo e Corinthians na TV Aberta para turbinar a exibição de jogos pagos.
Há outro fator não mencionado: apenas jogos das fases finais dos Estaduais costumam ter boa audiência. Nas fases iniciais, com confrontos que envolvem times pequenos, essa atratividade cai bastante.
Não por acaso a Globo tem questionado o formato do calendário atual por conta do excesso de partidas de menor apelo. Para a emissora, o ideal seria o Brasileiro ser estendido por mais tempo para poder atrair o público em massa durante a maior parte da temporada. Libertadores e Copa do Brasil também são atrativas tanto que ocuparão todas as quarta-feiras de fevereiro.
A emissora ressaltou que "há sim previsão de transmissão de jogos dos Campeonatos Estaduais às quartas-feiras". Isso poderia acontecer em março ou abril quando os campeonatos estão em fases mais avançadas. A própria construção do calendário, por exemplo, só previu quatro jogos de Estaduais no meio de semana contra seis em 2018.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.