Topo

Rodrigo Mattos

Globo reduz jogos de Estaduais na TV Aberta para turbinar pay-per-view

rodrigomattos

17/01/2019 04h00

A Globo reduziu o número de jogos de Estaduais na TV Aberta no ano de 2019, retirando os das competições do meio de semana da tela principal até março. Às federações, a emissora tem dito que o objetivo é aumentar a venda de pacotes de pay-per-view que cai bastante durante os meses dos regionais. A decisão ocorre em período em que a emissora questiona a relevância das competições regionais.

Foi em dezembro que a Globo anunciou que iniciaria suas transmissões de quarta-feira só em fevereiro quando estrearia o novo horário de 21h30. Mas algumas federações foram pegas de surpresa com a informação de que jogos iniciais não estariam na TV Aberta. Houve mudanças em tabelas já pre-acertadas.

Aos dirigentes, a emissora explicou que o objetivo era aumentar o pay-per-view. Então, partidas do Paulista e do Carioca foram realocadas para mais cedo, sem necessidade de estarem no horário da TV Aberta. Sobra mais tempo para o Big Brother que costumava ficar espremido nas quartas-feiras.

Questionada pelo blog, a Globo respondeu que combina com federações as tabelas, horários para atender as diferentes plataformas, Globo, SporTV e ppv. "É importante haver um equilíbrio entre as diversas janelas, de modo que todas atendam seu mercado e público, permitindo inclusive maiores receitas aos clubes".

Uma maior arrecadação do pay-per-view tem participação dos clubes. Os times ficam com cerca de um terço do total obtido as vendas de pacotes. No Brasileiro, a Globo já tinha reduzido os jogos de Flamengo e Corinthians na TV Aberta para turbinar a exibição de jogos pagos.

Há outro fator não mencionado: apenas jogos das fases finais dos Estaduais costumam ter boa audiência. Nas fases iniciais, com confrontos que envolvem times pequenos, essa atratividade cai bastante.

Não por acaso a Globo tem questionado o formato do calendário atual por conta do excesso de partidas de menor apelo. Para a emissora, o ideal seria o Brasileiro ser estendido por mais tempo para poder atrair o público em massa durante a maior parte da temporada. Libertadores e Copa do Brasil também são atrativas tanto que ocuparão todas as quarta-feiras de fevereiro.

A emissora ressaltou que "há sim previsão de transmissão de jogos dos Campeonatos Estaduais às quartas-feiras". Isso poderia acontecer em março ou abril quando os campeonatos estão em fases mais avançadas. A própria construção do calendário, por exemplo, só previu quatro jogos de Estaduais no meio de semana contra seis em 2018.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.