Topo

Rodrigo Mattos

Conmebol e UEFA negociam por alternativa à fórmula da Fifa para Mundial

rodrigomattos

24/01/2019 16h04

A Conmebol tem conversado com a UEFA para tentar traçar uma proposta comum para o Mundial de Clubes em oposição ao que apresenta a Fifa. Uma primeira proposta feita pela confederação sul-americana foi um formato com 12 clubes anualmente, o que é rejeitado pela federação internacional que deseja mais equipes em edições de quatro anos.

Desde que assumiu a Fifa, Infantino defendeu a reforma ampla do Mundial de Clubes por falta de interesse no formato atual. Apresentou uma oferta de US$ 25 bilhões por três edições em formato de quatro em quatro anos. Mas houve contrariedade da UEFA, de clubes europeus e agora da Conmebol.

Enquanto isso, sul-americanos e europeus negociaram em separado uma fórmula. A Conmebol fez a proposta à Fifa de 12 times, com quatro sul-americanos (campeões e vices da Libertadores, e da Sul-Americana). Seria ainda quatro europeus e quatro times de outros continentes. Esse evento poderia ocorrer anualmente em dezembro a partir de 2020.

"Há concordância entre a sul-americanos e europeus", contou o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, sobre a rejeição ao formato proposto pela Fifa e a busca por outra fórmula.

A Fifa, no entanto, não recebeu bem a ideia da Conmebol, pois insiste com seu Mundial de 24 clubes a quatro anos. Entre europeus, o problema é o tempo que a competições tomaria o que causa oposição dos clubes do continente e da UEFA. Entre sul-americanos, a rejeição é por conta do excessivo tempo entre a classificação e o torneio.

"Um time poderia estar na segunda divisão. Aqui ainda não há planejamento (entre os clubes)", afirmou Dominguez. O presidente da Conmebol reconheceu que a questão do Mundial não está perto de um acordo. Há novas reuniões da Fifa para discutir o assunto neste início do ano.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.