Topo

Rodrigo Mattos

Páginas dos clubes no Facebook poderão transmitir jogos da Libertadores

rodrigomattos

24/01/2019 04h00

Imagem: NORBERTO DUARTE/AFP

O Facebook praticamente fechou um acordo com os clubes brasileiros para permitir que elas transmitam os seus jogos na Copa Libertadores em suas páginas nesta rede social. Isso significa que pela primeira vez os times têm a possibilidade de usar seu próprio canal para um jogo de alto nível. Há previsão de jogos de cinco times do país na fase de grupos do torneio com transmissão no Facebook, esses poderão passar nas páginas dos respectivos times.

A venda dos direitos da Libertadores-2019 foi dividida em quatro pacotes. Na TV Aberta, continua com a Globo que terá um jogo por semana. Jogos na terça-feira e na quarta-feira serão na TV Fechada divididos entre Sportv e Fox Sports. Todos os jogos da quinta-feira são do Facebook.

Na tabela, há uma previsão de jogos de Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e Athletico-PR no Facebook. O número de partidas de times brasileiros em cada plataforma era determinado por contrato. Posteriormente, houve uma reunião entre os compradores dos direitos e a Conmebol para determinar quem tinha direito a cada jogo pela tabela.

As imagens utilizadas serão exatamente as mesmas das partidas do Sportv, Fox Sport e Globo porque a partir de agora a produção de imagens é feita pela Conmebol de forma padronizada. As emissoras, assim como o Facebook, recebem as imagens. Como o objetivo é levar tráfego para a rede social, as páginas oficiais da Libertadores e a dos clubes terão permissão para transmitir.

"Objetivo é que as pessoas quando assistam pelo Facebook, ou por qualquer plataforma, saibam que é uma transmissão de jogo da Libertadores. Por que é tão importante para a gente? Passamos a ter maior controle nas imagens", analisou o diretor de competições da Libertadores, Frederico Nantes.

A venda para quatro plataformas no Brasil permitiu um aumento no dinheiro arrecadado com direitos de transmissão da Libertadores. O Facebook chegou a concorrer com a Globo pelos direitos de TV Aberta.

"Sim, atingimos o montante do Brasil que projetamos. O objetivo é aumentar esse montante", explicou o diretor comercial da Conmebol, Juan Roa. No total, foram pagos US$ 350 milhões por ano como patamar mínimo pelos direitos de transmissão da Libertadores e Sul-Americano.

Esse crescimento do valor pelos direitos da Libertadores pode continuar nos próximos anos. Pelo menos é essa a visão da entidade que pretende transforma a competição em global porque atualmente essa é vista como regional.

"A ideia é aumentar. Não temos uma ideia bem acabada do que podemos conseguir. Como não tínhamos os direitos de comercialização, não sabíamos quanto custava. Temos consultoria de federações para melhorar. O objetivo é gerar mais receitas para o futebol. 87% para investimento em futebol, 13% para operação", completou Roa.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.