Conmebol busca sede da Copa América-2020 e não descarta volta ao Brasil
Com a ida para os EUA praticamente descartada, a diretoria da Conmebol busca uma nova sede para a Copa América-2020. Haverá um estudo sobre as diversas possibilidades, mas a intenção é ter uma opção segura. Entre as alternativas, estão a adoção de múltiplas sedes, uma procura por um novo país e até não se descarta um retorno ao Brasil.
- Brasil estreia na Copa América contra Bolívia e encara Venezuela e Peru
- Sorteio da Copa América tem "merchan" de Ronaldinho e Cafu "engraçadinho"
A previsão era de realizar a Copa América nos EUA como parceria entre a Conmebol e a Concacaf. Isso foi negociado durante dois anos porque a competição voltaria para o mercado mais rentável do mundo. Mas o acordo recuou e seu tornou mais difícil nos últimos meses.
Internamente, na Conmebol, a explicação é por conta da forma de fazer contratos da Concacaf e a necessidade de evitar novos irregularidades na entidade. Isso porque a confederação sul-americana, desde 2016, tem realizado todos os acordos por meio de licitações, ou seja, concorrências abertas. A Concacaf continua a fazer contratos diretos com televisões e patrocinadores.
Na edição de 2020, todos os contratos estarão em aberto, de televisão e patrocínio. Sem um acordo comercial, inclusive sobre a divisão de receitas, a Conmebol já estuda realizar a edição de 2020 na América do Sul. Para isso, teria de buscar uma nova sede.
Nesta procura, será realizado um estudo para avaliar a viabilidade de todos os locais. Entre as alternativas, está até realizar a Copa América em múltiplas sedes, isto é, com jogos em mais de um país com formato mais parecido com as eliminatórias.
Outra ideia é buscar um país e, neste caso, não está descartada a repetição do Brasil como sede. O empecilho para essa ideia seria os outros países aceitarem que o Brasil seria sede duas vezes seguidas. A vantagem é já ter estádios prontos e a boa vontade brasileira.
"Não vemos problemas fazendo uma gestão compartilhada como essa. Procuramos ter eventos em nossos estádios", afirmou o futuro presidente da CBF, Rogério Caboclo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.