Patrocínio e erro em inscrição: Multas da Conmebol a times somam R$ 1,5 mi
Em pouco mais de um mês de competições, o tribunal disciplinar da Conmebol já deu um total de 38 multas a jogadores e clubes da Libertadores e Sul-Americana em 2019. As punições foram diversas seja por patrocínio irregular, seja por inscrições de atletas fora do prazo. No total, foram cobrados US$ 382 mil (R$ 1,47 milhão) pelas sanções.
VEJA TAMBÉM:
Libertadores gourmet? Torneio tenta se aproximar do padrão Champions League
Há uma determinação da confederação sul-americana em 2019 de aumentar a severidade com os clubes e jogadores. O objetivo é garantir o cumprimento estrito dos regulamentos, do código disciplinar e de manual de operações dos campeonatos.
Essas medidas fazem parte da estratégia da Conmebol para valorizar suas competições. Para isso, quer reduzir a violência em campos e evitar a visão de bagunça em relação aos seus campeonatos. Ressalte-se que a confederação apenas envia os casos para o tribunal que decide por punições de forma independente.
Apesar da intenção da confederação, o caso que rendeu o maior volume de multas foi justamente aquele que prejudicou a imagem de organização. Foi constatado que havia problemas nas inscrições de jogadores de 21 clubes, já que as federações nacionais do Brasil, Paraguai, Chile e Venezuela não cumpriram uma etapa na regularização dos atletas.
Isso gerou uma multa de US$ 15 mil (R$ 58 mil) para cada clube ainda que eles não tivessem cometido nenhum erro. Pelo regulamento da Libertadores e da Sul-Americana, é o time o responsável por garantir que tudo esteja tudo regular, mesmo que certas etapas sejam funções das federações nacionais. Como foram 21 clubes, as multas atingiram US$ 315 mil só neste caso.
Entre os brasileiros, Atlético-MG, São Paulo, Bahia, Chapecoense, Corinthians, Fluminense e Santos foram punidos. A CBF aceitou pagar a multa, segundo a diretoria do Galo.
O time mineiro foi multado uma outra vez, em US$ 5 mil, por patrocínio em posição irregular nos jogos das fases iniciais da Libertadores. Isso porque o regulamento da competição determina um espaço de 7cm da publicidade na camisa em relação ao patch (símbolo) da competição marcado na manga do uniforme. O mesmo vale para outro patch, na outra manga, usado por campeões.
Já o Universidad do Chile foi punido com US$ 5 mil, por comportamento inapropriado de seus torcedores na partida diante do Melgar. Pelo código disciplinar, o clube é responsável pelos seus aficcionados e por isso foi enquadrado em artigo que trata do lançamento de objetos ao campo, sinalizadores e gritos ou gestos ofensivos, o que inclui desde racismo à homofobia.
Há outras punições por descumprimento do manual de operações da Conmebol para jogos, que inclui uma série de medidas de marketing e de segurança, além de punições por indisciplina de jogadores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.