Globo abre mão de reclamar de uso frequente de times reservas em Estaduais
Os Estaduais têm visto com frequência os times grandes escalarem times reservas nos Estaduais. Por contrato, a Globo poderia pedir que os clubes escalem seus times principais nas competições regionais. Mas a emissora tem aberto mão desse direito e não notificou nenhuma equipe até agora pela prática.
No Rio, o Flamengo tem usado constantemente um time B em uma rodada, e o time A em outra. No Fla-Flu desta quarta-feira, poupará jogadores como Diego e Gabriel. Já o Fluminense enfrentou a equipe rubro-negra com uma formação alternativa. No Paulista, o Santos e Palmeiras já escalaram times inteiramente reservas em certas partidas, enquanto o Corinthians optou por equipes mistas.
Em Minas Gerais, o Atlético-MG atuou a maior parte dos jogos com suplentes para se poupar para a Libertadores, e o Cruzeiro em um jogo. Grêmio e Internacional tiveram reservas em jogos da primeira fase do Gauchão, inclusive o Gre-nal foi disputado com formações alternativas. O Athletico-PR é um clube que tem sido pioneiro no uso de reservas no Paranaense.
Ainda assim, a Globo não fez uso das cláusulas que lhe permite exigir a formação principal. Não houve nenhuma notificação aos clubes, apesar do crescente uso de times alternativos nos Estaduais.
Durante o último ano, a emissora tem adotado postura diferente em relação aos Estaduais. Um executivo da emissora, Fernando Manuel, deu entrevista para o UOL em que falou que o calendário do futebol brasileiro precisava ser repensado, o que poderia implicar na redução dos Estaduais.
Os Estaduais têm representado uma perda de receita para a emissora relacionado ao pay-per-view. Boa parte dos torcedores abandona o pacote no final do ano e só retoma no início do Brasileiro. Por isso, uma das estratégia da emissora tem sido colocar jogos mais nobres dentro do ppv.
Não há uma posição fechada na emissora sobre o que tem que ser feito com os Estaduais. Mas é certo que campeonatos como o Brasileiro e Libertadores, mais nobres e que atraem mais atenção dos torcedores, geram receitas mais interessantes para a Globo. Esse movimento se intensifica quando os clubes relegam reservas aos Estaduais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.