Topo
Blog do Rodrigo Mattos

Blog do Rodrigo Mattos

Categorias

Histórico

Fla e Flu apresentam proposta por Maracanã após mudança de regra do governo

rodrigomattos

2004-04-20T19:12:21

04/04/2019 12h21

As diretorias do Flamengo e Fluminense apresentaram ao governo do Estado do Rio proposta de gestão conjunta provisória do Maracanã. O blog apurou que a proposta foi feita após o Estado mudar as regras iniciais de concorrência pelo estádio, o que tirou barreiras aos clubes. Tanto que a dupla Fla-Flu entregou toda a documentação que atende requisitos do governo.

Uma carta conjunta foi levada pelos presidentes rubro-negro, Rodolfo Landim, e tricolor, Pedro Abad. Não houve inclusão do Vasco que tinha feito uma oferta de gestão conjunta, mas sem apresentar documentos. O governo vai divulgar nesta sexta-feira a proposta vencedora para ficar com o estádio por seis meses.

Na carta, está dito: "Essa proposta tem como principais objetivos a perfeito preservação de todos os equipamentos esportivos do Complexo – um importante patrimônio cultural de nosso país: a certeza da prioridade na realização de jogos de futebol dos clubes do estado do Rio de Janeiro e garantia de equidade de tratamento entre os clubes com uma condição comercial justa, significativamente melhor que a oferecida aos clubes até a data presente."

Isso foi possível porque houve uma mudança nas exigências financeiras do governo do Estado para a gestão do Maracanã. Foram retirados itens que eram impossíveis de serem atendidos pelos clubes. Mas foi mantida a cláusula que exige que nenhum clube pode ter preferência no uso do Maracanã.

Não são explicitados no documento as condições financeiras da oferta da dupla Fla-Flu. Mas os dois clubes afirmam que a proposta é "transparente, inclusiva e flexível". E afirmam que mantiveram conversas com Vasco e Botafogo durante o processo. E dizem que "desde já nos comprometemos a dar aos dois clubes coirmãos o acesso justo e isonômico ao uso do Complexo".

Há ainda a possibilidade de os Botafogo e Vasco entraram na gestão da manutenção do estádio se atenderem as condições postas pela dupla Fla-Flu. A diretoria botafoguense até agora não mostrou interesse no Maracanã já que tem o Nilton Santos. A cúpula vascaína fez uma carta para gestão conjunta, mas não entrou formalmente na concorrência.

Segundo a carta da dupla Fla-Flu, empresas de shows também serão contempladas no modelo proposto ao governo do Estado. E afirmam que pode aperfeiçoar o modelo de gestão com o tempo "sem a presença de intermediários", o que é uma clara menção à atuação da Odebrecht.

E a carta ao governo dos clubes completa: "Entendemos que ter os clubes à frente do processo é a única possibilidade sustentável de se atingir todos os objetivos de fomento ao esporte em nosso Estado."

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.

Mais Blog do Rodrigo Mattos