Topo

Rodrigo Mattos

Após fechar com Globo, Athletico torna-se "rei da TV aberta" no Brasileiro

rodrigomattos

05/04/2019 04h00

Foto: Gabriel Machado/AGIF

O Athletico-PR tornou-se o clube com mais jogos na TV aberta no início do Brasileiro após fechar com a Globo em uma negociação longa. Na tabela divulgada pela CBF, são cinco jogos em nove rodadas, enquanto Flamengo e Corinthians têm três cada assim como outros grandes. Esse dado é relevante porque agora 30% da receita de televisão será distribuída por exibição na TV aberta.

O acordo entre Athletico-PR e Globo foi fechado há cerca de dez dias depois de longa negociação. O presidente do Conselho Deliberativo do clube, Mario Celso Petraglia, informou que não havia exigência de a Globo exibir mais jogos do clube.

"Percebemos que temos mais jogos na TV aberta. Não há nenhuma condição incluída no contrato de que isso tenha que acontecer. Acredito que a Globo usou mais porque não tem nossos jogos no pay-per-view", afirmou Petraglia.

Para se ter uma comparação, o Athletico-PR teve seis jogos exibidos na TV aberta em todo o Brasileiro-2018, enquanto atinge cinco em nove rodadas neste ano. O segundo clube com mais jogos na Globo é o Santos, com quatro. Em seguida, há outros grandes com três partidas.

Embora não exista condição no contrato, a exibição de mais partidas do time paranaense no início do Nacional não é casual, segundo apurou o blog. Depois de fechada a negociação, há, sim, uma intenção da emissora de expor mais o Athletico-PR na TV aberta.

Um fator que contribui para isso é que, desde o ano passado, a Globo tem colocado mais jogos de Flamengo e Corinthians no pay-per-view para aumentar o número de assinaturas do pacote. Obviamente, isso incrementa a presença de outros clubes.

O Athlético-PR ainda não vê próximo um acordo pelo pay-per-view. A discordância é em relação à distribuição do dinheiro feita por meio de uma pesquisa com os assinantes cadastrados. "Nada contra a emissora, mas não concordamos com o critério. É absurdo", completou Petraglia.

O Palmeiras segue sem acordo com a Globo seja na TV aberta, seja no pay-per-view. As negociações continuam. Se o time não fechar acordo, haverá 26 jogos sem transmissão de televisão no Brasileiro.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.