Topo

Rodrigo Mattos

Vasco quer jogar final no Engenhão após Maracanã ser cedido à dupla Fla-Flu

rodrigomattos

08/04/2019 18h06

Com Bruno Braz

A diretoria  do Vasco manifestou a intenção de jogar a primeira partida da final do Estadual contra o Flamengo no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. A atitude é uma forma de represália ao fato de governo do Estado ter dado uma permissão provisória de gestão do Maracanã à dupla Fla-Flu.

Pelo regulamento do Estadual, o Vasco tem direito ao mando de campo de um jogo, e Flamengo a outro. Como o time rubro-negro teve melhor campanha, pode escolher a segunda partida. Então, cabe ao Vasco a primeira.

Nesta situação, as regras do campeonato permitem que a agremiação vascaína opte por um das escolhas em clássicos, Maracanã, São Januário, Engenhão e Raulino de Oliveira. Só que tem de haver divisão meio a meio na venda de ingressos. Isso impossibilita São Januário que não tem como dividir as torcidas 50%.

Assim, o Vasco pode indicar o Engenhão, como ocorreu. Mas, pelo regulamento, a Ferj tem a palavra final sobre local e horário em caso de pedido da TV ou força maior. No Rio de Janeiro, tem de haver aprovação de segurança da Polícia Militar para poder realizar o jogo em um local. A definição do local da partida será feita nesta terça-feira.

A revolta do Vasco em relação ao futuro do Maracanã começou na semana passada quando foi alijado de parceria da dupla Fla-Flu. Os dois clubes apresentaram uma proposta oficial ao governo do Estado para gestão do estádio, enquanto a agremiação vascaína queria um projeto conjunto. Só que não fez um projeto com documento e ainda previa que o governo pagasse parte da conta.

Na sexta-feira, o governador Wilson Witzel anunciou a escolha de Flamengo e Fluminense para a gestão por seis meses do Maracanã. O Vasco protestou e lançou a campanha o "Maracanã é de todos".

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.