Campeão, Flamengo vai propor mudança no Carioca para 2020
Campeão da edição da atual edição, o Flamengo vai propor à Ferj uma alteração no Estadual do Rio para 2020: o fim das semifinais de turno. Assim, seria aproveitada a redução feita pela CBF nos regionais no calendário do próximo ano, de 18 para 16 datas. A posição rubro-negra é de que há um excesso de clássicos no campeonato.
"O Flamengo vai propor uma fórmula com a retirada das semifinais de turno, com finais direto nos turnos. Estamos com uma boa relação com a Ferj, prestigiamos o campeonato com uma boa média de público", ressaltou o vice-presidente de Relações Externas, Luiz Eduardo Baptista.
Há uma reunião na Ferj marcada para esta terça-feira para discutir o Estadual 2020 e o Maracanã, cujo uso gerou uma briga entre Flamengo e Vasco. Segundo a assessoria da Ferj, o presidente da entidade, Rubens Lopes, afirmou que o regional de 2020 começa nesta terça-feira. A diretoria rubro-negra vai aproveitar o encontro para apresentar sua sugestão para nova fórmula no Estadual.
A redução de datas foi determinada pela CBF, mas as federações podem manter o campeonato com 18 datas desde que usem datas Fifa. Isso, no entanto, causaria desfalques nos times que tivessem jogadores na seleção. Baptista lembrou que o rubro-negro já tem jogadores como Cuellar na seleção da Colômbia, Piris da Motta, possivelmente no Paraguai. E prevê que Rodrigo Caio pode voltar à seleção.
Além disso, Baptista ressaltou que há um excesso de clássicos. De fato, no Estadual, foram quatro Fla-Flus e quatro Flamengo e Vasco. "Não completamos nem quatro meses no ano e já teve mais Fla-Flus e Flamengo e Vasco do que meses no ano", analisou.
A diretoria rubro-negra não deu nenhuma orientação para poupar jogadores no Estadual, embora a Libertadores seja considerada mais importante. As escalações foram determinadas de acordo com as orientações de médicos e fisiologistas, segundo explicou Bap. "A única coisa que falamos é que tínhamos bastante contusão muscular neste início do ano e queríamos saber o que estava acontecendo", disse ele, lembrando o caso do Berrío.
O Flamengo só tinha contrato de televisão para o Estadual até 2019. Os outros três grandes clubes assinaram por mais três anos. Portanto, haverá nova negociação com a Globo para renovação do contrato para 2020. Bap prefere ainda não falar do assunto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.