Topo

Rodrigo Mattos

Brasileiro tem maior média de gols da década e bom duelo Sampaoli x Renato

rodrigomattos

29/04/2019 04h00

A primeira rodada do Brasileiro teve a maior média de gols nos últimos 12 anos, repetindo marca da edição de 2017. Foram 3,3 gols por partida, inferior apenas ao início de 2007 quando ocorreram 3,9 tentos por jogo. O público também foi de bom nível com uma média de 20.372 pagantes, superior a do campeonato do ano passado inteiro.

As goleadas puxaram a média de gols para cima com vitórias com largas vantagens construídas por Palmeiras, Athletico e Ceará. Além disso, houve partidas com bom número de gols como Corinthians x Bahia, e Flamengo x Cruzeiro.

Em relação ao futebol apresentado, o melhor jogo foi o Grêmio e Santos. Sampaoli armou seu time para se defender com uma linha de cinco defensores, e três no meio. Mas as posições não eram fixas, os laterais saiam quando o time tinha a bola, e o Santos não abdicou de jogar em nenhum momento.

Do outro lado, o Grêmio teve um primeiro tempo razoável e um segundo em que sufocou o rival, principalmente quando Renato colocou um monte de atacantes para tentar anular a defesa original armada por Sampaoli. Era para ter empatado não fossem as intervenções do goleiro Vanderlei, e boa atuação da zaga santista. Ao final, ambos os treinadores evitaram a mesmice tática que costuma dominar o futebol brasileiro e, por isso, a partida foi tão interessante e com tantas variáveis.

Não houve nenhum empate na primeira rodada, e portanto, nenhuma partida sem gols. O placar mais baixo foi a vitória do Goiás sobre o Fluminense.

Nesta partida, aliás, houve um erro do uso do VAR por parte do árbitro Dewson Freitas que anulou de forma equivocada um gol do Fluminense, de Everaldo, alegando impedimento de Luciano. Foi uma interpretação de que o atacante atrapalhara o goleiro após o chute de fora da área.

Fora isso, o árbitro de vídeo corrigiu erros ou confirmou acertos. Foi assim em um gol do Grêmio em que havia impedimento por centímetros que também tinha sido assinalado pelo bandeira, mas o mecanismo pode tirar qualquer dúvida. As intervenções não foram rápidas, mas se tornaram mais céleres do que nos Estaduais.

A média de público da primeira rodada é promissora se pensarmos que a primeira rodada costuma atrair menos a atenção do torcedor do que as últimas. O público acima dos 20 mil é superior aos 18 mil do ano passado, e a todas as primeiras rodadas desta década.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.