Topo

Rodrigo Mattos

Luxemburgo chega ao Vasco após aproveitamento abaixo de 50% em seis anos

rodrigomattos

08/05/2019 12h55

A contratação de Vanderlei Luxemburgo pelo Vasco é o triunfo do otimismo em relação às experiências recentes. Em seus trabalhos em cinco clubes recentes, nos últimos seis anos, o técnico acumula menos da metade dos pontos conquistados: um aproveitamento de 49,1%.

Na sua última passagem pelo futebol brasileiro, dirigiu o Sport em 34 jogos e conseguiu 40% dos pontos. Conquistou o Campeonato Pernambucano, mas depois enfileirou maus resultados no Brasileiro, foco do Vasco.

A segunda divisão chinesa também não viu um bom desempenho do comando de Luxemburgo à frente do Tianjin  Qanjian. Obteve 44,4% dos pontos, com quatro vitórias. Saiu porque o time estava na oitava posição, longe da zona de classificação à elite chinesa.

Foi para a Ásia após um trabalho ainda pior no Cruzeiro. Foram 19 jogos em que teve aproveitamento de 36,8%, isto é, pouco mais de um terço dos pontos. Acabou demitido.

O seu melhor desempenho recente foi no Flamengo. Conseguiu 63,8% dos pontos, em uma passagem que incluiu dois Brasileiros parcialmente. Tirou o time de zona de rebaixamento em 2014 e depois fracassou no ano seguinte em 2015, o que levou a sua saída.

Antes disso, no Fluminense em 2013, também tinha obtido apenas 38,5% dos pontos, acumulando mais derrotas (10) do que vitórias (7).

Os números não são muito promissores para o torcedor vascaíno. Mas Luxemburgo já conseguiu, sim, tirar um time do rebaixamento, no caso o Flamengo, o que parece ser o principal objetivo da diretoria do Vasco neste ano. Talvez esta seja a aposta do presidente Alexandre Campello.

 

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.