Topo

Rodrigo Mattos

Preocupada com público, Conmebol vê problema em venda e pede explicação

rodrigomattos

16/06/2019 13h37

O público ruim do jogo entre Peru x Venezuela e outros abaixo do esperado em dois jogos da Copa América causam preocupação na Conmebol. A entidade cobra algumas explicações e vê problemas como a falta de venda física de bilhetes, embora haja pontos de venda em alguns shoppings.

No jogo em Porto Alegre, na Arena Grêmio, apenas 11 mil pessoas pagaram para ver a partida. É o pior público de uma competição oficial recente de seleções no Brasil considerando Copa do Mundo e Copa das Confederações.

"Claro que preocupa. sempre preocupa. Trazemos os melhores jogadores do mundo. Temos a possibilidade de trazê-los a um país que vive o futebol, gostaria que a gente participasse. Há partidas com muito boas vendas e outras que não tanto", comentou o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez.

Além disso, surpreendeu a Conmebol o fato de o jogo do Brasil ter público de 46 mil pessoas quando tinha sido anunciado pelo comitê de que estava esgotado. Foram pedidas explicações aos operadores da venda de ingressos, que é feita por uma empresa. Ainda não está claro o que ocorreu.

Um ponto criticado por dirigentes da Conmebol nos bastidores é o fato de a organização ter decidido não fazer venda física dos ingressos – pelo menos lá atrás. Optou-se apenas por comercialização de ingressos na internet. A Conmebol defendia que houvesse pontos físicos em shoppings e outros pontos de interesse.

O Comitê Organizador informou que desde 15 de maio há pontos de venda física, quase todos eles em shoppings. O único ponto que não é em shopping é o do Memorial da America Latina.

Há uma discussão sobre ajuste no sistema de vendas, embora seja improvável uma mudança radical na comercialização dos bilhetes com a competição em andamento. Redução de preços de ingresso também já foi descartada pelo presidente da entidade. Oficialmente, a Conmebol tem feito elogios à organização do Brasil na Copa América.

Dominguez afirmou que há "altíssimo profissionalismo" na atuação do Brasil. E afirmou esperar "que esta Copa América seja a melhor da história."

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.