Argentina é bombardeada e se isola na Conmebol, dando espaço para CBF
Em reunião do Conselho da Conmebol, o presidente da AFA (Associação de Futebol Argentina), Claudio Tapia, foi excluído da cúpula da Fifa e sofreu um bombardeio de questionamentos de outros cartolas. Isso isolou a entidade, e deu mais força à CBF dentro da entidade. Ainda assim, é possível que Messi seja poupado de uma pena mais dura no processo aberto contra ele na Conmebol.
Durante a Copa América, após a eliminação para a seleção brasileira, Messi falou em "corrupção" na Conmebol ao criticar decisões da arbitragem, dizendo que o "Brasil controla tudo". Em seguida, a AFA tornou pública longa carta com críticas à confederação sul-americana, falando até em manipulação de arbitragem.
Leia também
- Messi é multado e suspenso pela Conmebol por expulsão contra o Chile
- Libertadores: Brasileiros temem pressão argentina contra a arbitragem
Claudio Tapia teve de responder por suas acusações na reunião da Conmebol. E sofreu um série de questionamentos. Um dos dirigentes disse que a Conmebol foi dominada 25 anos por um sistema de corrupção que tinha centro na Argentina com o ex-presidente da AFA Julio Grondona, que já morreu.
Um segundo cartola lembrou que o mesmo Tapia, que questionava a arbitragem, tinha sido um dos maiores entusiastas do árbitro de vídeo e elogiara. Foi dito ainda que ele elogiara o presidente da comissão de arbitragem, Wilson Seneme, durante a Copa América, o mesmo a quem acusou de manipulações depois da semifinal. Da CBF, veio a observação de que a entidade não questionava arbitragem na Conmebol – fez uma reclamação na Fifa durante a Copa-2018.
A todos os questionamentos, Tapia respondeu dizendo que tinha convicção do que tinha escrito. Por isso, os outros dirigentes lhe disseram que não havia mais confiança para que ele representasse à Conmebol. Sua única concessão foi se afastar da declaração de Messi que falou em corrupção e pedir desculpas pela carta se tornar pública.
Essa atitude do presidente da AFA claramente deixa a Argentina isolada na confederação sul-americana. Está em posição parecida com que já esteve o Brasil quando seu então presidente da CBF Marco Polo Del Nero não podia ir a reuniões da Conmebol por medo de ser preso, ou quando seu sucessor Coronel Nunes, votou contra orientação da Conmebol em eleição em 2018. Depois disso, a CBF reconstruiu suas relações dentro da Conmebol, enquanto a AFA perdeu força.
É neste cenário em que há um processo no comitê de ética da Conmebol contra Messi por conta das declarações falando em corrupção na entidade. Teoricamente, ele teria de provar o que disse. O "La Nacion" informou que o processo no comitê de ética foi encerrado e transferido para o comitê disciplinar, o blog não conseguiu confirmar essa informação. Certo é que ainda há um julgamento pendente do jogador.
Apesar da fragilidade da AFA, Messi enviou uma carta com pedido de desculpas para a Conmebol. Além disso, a Conmebol estuda evitar um confronto com o melhor jogador do mundo, o que seria um desgaste bem maior do que a punição a Tapia. Por isso, há uma possibilidades de uma punição mais branda para o jogador.
Ainda não está claro se o enfraquecimento da AFA terá efeito na organização de campeonatos de clubes como Libertadores e Sul-Americana, nos quais os argentinos tradicionalmente têm mais influência do que os brasileiros. Isso porque dirigentes como o presidente do River Plate, Rodolfo D'Onofrio, continuam com bom relacionamento. E há outros dirigentes argentinos dentro da Conmebol.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.