Topo

Rodrigo Mattos

Brasil tem sete dos nove estádios candidatos a sediar final da Libertadores

rodrigomattos

27/08/2019 09h00

A Conmebol tem a inscrição de nove estádios como candidatos a sediar a final da Libertadores, sendo sete deles brasileiros. A lista inclui Maracanã, Mineirão, Arena Grêmio, Beira-Rio, Allianz Parque, Arena Corinthians, Morumbi, e os estádios de Córdoba e de Lima. Nesta manhã, o blog do PVC noticiou que o estádio palmeirense desistiu da sua candidatura, o que deixaria o Brasil com seis candidatos.

Será realizado agora em 2019 a primeira edição da decisão da Libertadores em jogo único, a ser realizada no Estádio Nacional em Santiago. Para este primeiro ano, o processo de escolha foi menos complexo e evitou-se um estádio no Brasil ou na Argentina para não pender para nenhum dos países que mais disputa o título da competição.

O grande número de concorrentes para o próximo ano mostra que a final única desperta interesse entre políticos e dirigentes de clubes. As inscrições foram encerradas em julho e agora há um processo seletivo em que o departamento de competições da Conmebol vai analisar qual estádio apresenta as melhores condições.

A decisão final será tomada pelo Conselho Executivo da Conmebol, composto pelos dirigentes das dez federações nacionais. Há uma expectativa de que isso ocorra no próximo mês em setembro. Mas isso ainda não é certo porque depende dos principais cartolas sul-americanos.

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro manifestaram intenções de receber o evento, inclusive com participação do governo do estado fluminense. Mas, enquanto no Rio só há o Maracanã como candidato, a capital paulista tem como candidatos os estádios dos três principais clubes da cidade, Palmeiras, São Paulo e Corinthians. O mesmo ocorrerá em Porto Alegre, com Grêmio e Internacional.

Entre os candidatos de fora do Brasil, Lima tem uma desvantagem porque era selecionada para sediar a final da Copa Sul-Americana em 2019 e o jogo acabou transferido para Assunção por não atender certas combinações feitas com a Conmebol. Já, em Cordoba, o principal estádio é o Mario Alberto Kempes, com capacidade de quase 60 mil pessoas.

A informação da Conmebol é de o Mané Garrincha, em Brasília, está inscrito para se candidatar a Copa Sul-Americana.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.