Topo
Blog do Rodrigo Mattos

Blog do Rodrigo Mattos

Categorias

Histórico

CBF vai mostrar áudios do VAR a qualquer clube que requisitar

rodrigomattos

13/09/2019 13h45

A comissão de arbitragem da CBF vai mostrar os áudios dos árbitros na comunicação no VAR para qualquer clube que requisitar. A informação é do presidente da comissão de arbitragem, Leonardo Gaciba. Segundo ele, algumas agremiações já consultaram os áudios.

Nesta semana, o Grêmio informou que a CBF teria lhe concedido acesso aos áudios do VAR da semifinal da Copa do Brasil, diante do Athletico. O clube gaúcho quer verificar o que foi dito em lance em que a bola bate na mão do atleticano Wellington na área. Não foi marcado pênalti.

"Qualquer clube que pedir vai ter acesso. Nenhum problema. Alguns clubes já estão vindo", afirmou o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba.

Para acessar o áudio do VAR, o clube tem que ir à sede da CBF no Rio onde poderá ouvi-lo no sistema. Não há possibilidade de receber o áudio por e.mail.

O acesso aos áudios do VAR é tratado diferente em cada lugar do mundo. A Fifa, por exemplo, negou acesso à CBF aos áudios e imagens do VAR em jogo da Copa do Mundo entre Brasil e Suíça, no qual a confederação reclamava falta em lance de gol suíço. Já a Liga da Espanha decidiu disponibilizar para o público em geral.

O público brasileiro passará a ter acesso às imagens do VAR a partir do segundo turno do Brasileiro. Ou seja, as imagens mostradas para os árbitros serão exibidas nas transmissões de televisões.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.

Mais Blog do Rodrigo Mattos