Por que os clubes estão amarrados para rejeitar convocações
A CBF fez uma convocação tripla de seleções na sexta-feira que provocou uma limpa de bons jogadores no Brasileiro: serão 18 desfalques. No debate sobre os prejuízos aos clubes, houve o argumento recorrente de que os dirigentes dessas agremiações nada fazem para mudar o calendário. Bem, pelas regras vigentes, os clubes nada podem fazer.
Vamos aos dados. Primeiro, é da CBF o exclusivo direito de organizar o calendário anual de eventos e competições – está estabelecido no artigo 12o, inciso V, do estatuto da entidade. A CBF é obrigada a respeitar o calendário da Fifa, mas não é proibida de marcar jogos nesta data.
Por que os clubes não interferem pela mudança do calendário? Há uma comissão de clubes formada na CBF. O texto do estatuto deixa claro que trata-se de um órgão de mera "cooperação". Sua função? "Fazer sugestões" para equilíbrio, modernização e integridade da competição ou organização. Não tem poder de decisão nenhum e não apita sobre calendário. Nunca vi em meus 20 anos de carreira cobrindo o poder do futebol a CBF convidar um clube para opinar sobre o tema.
Por que os clubes então não votam em outro presidente da CBF que mude isso? O estatuto da CBF estabelece que os votos das federações valem três, somando um total de 81. Os clubes das Séries A e B têm pesos dois e um, com total de 60 votos. Juntos, não batem as federações. E ainda há uma cláusula de barreira que exige oito federações para inscrever chapa.
Por que os clubes não fundam uma liga e fazem suas competições? As ligas, pelo estatuto, estão submetidas ao calendário da CBF, assim como suas regras. Sem autorização, são ilegais no sistema esportivo.
Então os clubes deveriam peitar a CBF e não liberar os jogadores. A liberação dos jogadores em datas-Fifa é determinada por regulamento da Fifa. Jogadores que não sirvam suas seleções estão vetados de jogar no período pelos clubes, portanto, irregulares. O desrespeito às regras da Fifa, segundo o estatuto da CBF, pode levar à punição até com suspensão dos clubes.
Dito isso, individualmente, os clubes não podem fazer nada além de reclamar. Só poderão questionar juridicamente os jogadores da seleção sub-17 porque não se trata de Data-Fifa. Neste caso, o STJD já lhes deu razão.
A única forma de peitar a CBF seria se todos os clubes juntos se unissem por mudanças. Neste caso, a entidade não teria força política para impor sanção para todos. Individualmente, o máximo que os clubes podem fazer é lamentar ou peitar a entidade e correr o risco de uma punição severa. Será que todos os clubes vão peitar a CBF por um novo calendário se uma parte grandes deles é beneficiada pelos desfalques dos outros?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.