Topo

Rodrigo Mattos

Globo vai reduzir o número de jogos na TV Aberta em 2020 por pay-per-view

rodrigomattos

04/10/2019 12h00

A Globo vai reduzir as transmissões de partidas de clubes em TV Aberta. Entre outros motivos, há a intenção de reforçar a venda de pacotes de pay-per-view e arrecadar mais com o futebol. Essa estratégia tem sido implatada ano a ano.

Nas últimas temporadas, a emissora carioca já deslocou um bom número de jogos de Flamengo e Corinthians para horários alternativos, fora da grade de TV Aberta onde tradicionalmente eram transmitidos. Assim, incentivava as torcidas a assinar os pacotes fechados para assistir a seus times. Além disso, reduziu jogos dos Estaduais na TV Aberta.

Para 2020, a emissora vai acentuar essa linha, segundo apurou o blog. A revista meio & mensagem confirmou que o pacote de futebol da Globo teve uma redução de valores e número de jogos: deve cair de 95 para 85 datas na TV Aberta. Assim, o valor sofrerá leve redução para R$ 307 milhões, R$ 3 milhões a menos do que em 2018.

Além da intenção de reforçar o ppv, há a realização da Olimpíada e da Copa América. A Globo faz pacotes publicitários em separado dessas competições. Portanto, a redução do pacote do futebol nacional também faz sentido por haver outros ganhos.

A mudança de estatégia da Globo para transmissões também passa por se adaptar a um calendário da CBF que não atende os interesses comerciais da entidade. O executivo da emissora, Fernando Manuel, já defendeu em entrevistas que houvesse uma readequação dos Estaduais.

A melhor alternativa para aumentar a venda de ppv era alongar o Brasileiro por mais meses, possivelmente de fevereiro a novembro. Assim, os Estaduais poderiam ser disputados em datas menos nobres, no meio de semana, nos intervalos do Brasileiro e Copa do Brasil.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.