Topo

Rodrigo Mattos

STJD analisa falas de presidente do Santos e Jesus contra arbitragem

rodrigomattos

15/10/2019 04h00

A procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) analisa as declarações do presidente do Santos, José Carlos Peres, e do técnico do Flamengo, Jorge Jesus, sobre arbitragem para saber se oferece denúncias contra ambos. A decisão sobre se haverá uma ação contra o dirigente e o treinador depende se procuradores vão considerar graves as falas.

Há duas semanas o debate sobre arbitragem tem permeado a disputa do Brasileiro desde que o presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, disse que o VAR não vinha atuando em jogos do Flamengo como nos de seu time. Posteriormente, Peres deu declaração em tom parecido. Após erros em partida no Paraná, o técnico rubro-negro, Jorge Jesus, reclamou do árbitro Bráulio Machado e da equipe do VAR.

Após o confronto na Arena da Baixada, Jesus afirmou: "Não vim preparado para jogar contra o juiz." Antes disso, na sexta-feira, o presidente santista Peres afirmara: "Se depender do VAR, o Flamengo será campeão."

Procuradores do STJD analisam se as declarações podem ser enquadradas nos artigos 258 e 243-F do código disciplinar. O primeiro item trata de conduta contrária à disciplina ou à ética, incluindo desrespeito a árbitros. A punição vai de multa a suspensão de uma a seis partidas. Já o segundo artigo trata de ofensa à honra, o que também pode ser para árbitros. Neste caso, além de multa, a pena possível é de um a seis jogos.

Ainda não há data para a procuradoria decidir se vai oferecer denúncia contra ambos. As declarações de Galiotte não foram vistas como agressivas a ponto de gerar uma denúncia.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.