Conmebol 'reserva' semana da Libertadores e CBF terá de mexer na Série A
O calendário do futebol brasileiro prevê um jogo do Brasileiro da Série A no final da semana da final da Libertadores. Isso já obrigaria a CBF a mexer na tabela em um jogo que será decisivo seja do Flamengo ou do Grêmio da 34a rodada. Mas a Conmebol ainda determinou que o time finalista deve estar a maior parte da semana prévia à decisão em Santiago, o que levará a confederação a antecipar ainda mais uma partida da reta final do Nacional.
A final da Libertadores está marcada para o dia 23 de novembro, um sábado, fim de semana em que estão previsto um Flamengo x Vasco e outro Palmeiras x Grêmio. Sob o ponto de vista do calendário internacional de elite, trata-se de uma aberração: as ligas importantes da Europa já acabaram na semana da final da Liga dos Campeões que passa a reinar sozinha.
Além disso, o regulamento da Libertadores diz que times cheguem a Santiago com antecedência. Já está determinado como prazo estar no Chile às 20 horas da quarta-feira anterior à final. Assim, os clubes terão locais de treinamento oficiais, coletivas, eventos para promover a final.
Com isso, a CBF teoricamente não poderá antecipar o jogo de Flamengo ou Grêmio para o meio desta semana anterior à final. A única opção disponível é o meio de semana anterior, entre 10 e 16 de novembro já que depois o calendário também está engarrafado. Essa data coincidirá com datas Fifa que são nos dias 14 e 19 de novembro, isto é, o finalista poderia ser afetado em duas rodadas em caso de convocados, e não somente em uma. Há a forte possibilidade de Tite evitar chamar times que disputam o campeonato para esses amistosos.
Uma outra questão é que, pela primeira vez nos últimos quatro anos da Série a, haverá um time com mais jogos disputados do que outros nas rodadas finais entre os times que disputam o título Brasileiro. Isso acontecerá com Palmeiras ou Flamengo.
Questionada sobre o problema, a CBF respondeu que há alternativas para mexer na tabela e que fará ajustes após a definição do finalista. O problema se repetirá no próximo ano porque a confederação voltou a fazer um calendário que tem rodada no final da semana da final da Libertadores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.