Topo

Rodrigo Mattos

Flamengo atinge pontuação de elite da Europa e sai do padrão do Brasileiro

rodrigomattos

21/10/2019 04h00

Ao bater o Fluminense no clássico, o Flamengo chegou a 64 pontos em 27 rodadas, com um aproveitamento de 79% dos pontos. Não há mais parâmetros dentro do Brasileiro da Série A para este tipo de pontuação. Até este estágio do campeonato o máximo que um time tinha atingido nos pontos corridos foram 59 – casos de São Paulo-2007, Fluminense-2012 e Cruzeiro-2013.

Se consideramos apenas o Flamengo de Jorge Jesus, a campanha é ainda mais avassaladora. Sob seu comando, a equipe carioca obteve 87% dos pontos disputados em 18 rodadas, ou seja, perdeu sete pontos em 54 possíveis.

Como não havia parâmetro no Brasil para este tipo de domínio, podemos fazer comparações com as ligas de elite de fora em que normalmente há maior disparidade do que por aqui. Após a partida, o próprio Jorge Jesus ressaltou: "Se fosse em Portugal, com dez pontos de diferença, diria que somos campeões. Mas lá não há muitas equipes fortes para tirar pontos". Referia-se ao fato de o Brasileiro ser, tradicionalmente, mais equilibrado do que os campeonatos europeus.

Pois bem, pelo andamento da elite da Europa, a Juventus e a Inter de Milão na Itália têm desempenho superior ao Flamengo. O time alvinegro tem 91,7% de aproveitamento, e a equipe de Milão, 87,5%. Lembremos que ambas disputaram apenas 8 jogos enquanto a agremiação brasileira jogou 27 vezes. No ano passado, a mesma esquadra da Juventus ganhou o Italiano com 78,9% de aproveitamento.

Outro time com maior domínio do que o Flamengo em sua liga é o Liverpool com 92,6% dos pontos conquistados. O empate diante do Manchester United representou os primeiros pontos perdidos em 9 jogos. Para efeito de comparação, o Manchester City conquistou a última temporada com 86% dos pontos, o que mostra que a liga não é lá tão equilibrada quanto propalado se consideramos toda a tabela.

No Francês, o PSG soma 24 pontos em dez jogos, ou 80% de rendimento, patamar bem próximo do apresentado pelo Flamengo. É um rendimento quase igual ao exibido pelo time de Neymar ao ganhar o título na última temporada.

Os campeonatos Espanhol e Alemão vivem inícios atípicos considerados anos anteriores. O Barcelona é o líder com 70%, seguido pelo Real Madrid com um terço dos pontos conquistados. Assim, estão abaixo do domínio amplo de anos passados. E a Alemanha tem a liderança do Borussia Monchengladbach com a mesma pontuação do Wolsburg.  São 16 pontos em oito jogos, isto é, 66,7% dos pontos.

É impossível dizer se o Flamengo de Jesus vai manter o ritmo até o final do Brasileiro. Mas sua campanha atual é tão fora da curva a ponto de estabelecer novos paradigmas: tem dez pontos de vantagem sobre um Palmeiras que seria líder do campeonato com sua pontuação atual em dez edições dos pontos corridos. Se não desacelerar, o time rubro-negro quebra a maioria dos recordes da Série A.

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.