Fla fecha novo acordo com Maracanã e terá renda maior
rodrigomattos
13/09/2013 06h00
( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )
Após idas e vindas, e de desavenças por conta de altos custos, Flamengo e o consórcio Maracanã já fecharam os termos de um novo acordo sobre as condições de uso do estádio. A assinatura do novo compromisso foi anunciada na manhã desta sexta, logo depois da publicação deste post. Com isso, o time vai atuar todos os seus jogos na arena até o final do ano.
As duas partes tinham assinado um acordo provisório em julho pelo qual o time carioca e a administradora dividiam receitas e despesas. Mas a diretoria rubro-negra ficou revoltada com os altos custos do estádio que, juntamente com a participação do consórcio na renda, abocanhavam até dois terços da bilheteria. Houve briga e uma intervenção do governo do Estado do Rio de Janeiro para se fechar um novo compromisso.
Pelo documento novo, o Flamengo terá uma maior participação na receita líquida do jogo, percentual que crescerá conforme houver maior presença de público. Antes, o clube tinha apenas 50% da renda. Agora, essa será a fatia inicial para jogos pequenos. Com um estádio cheio, esse percentual pode ultrapassar 70%.
Em relação a camarotes, permanecem os termos acertados anteriormente, com divisão igual. Mas esse tipo de receita tem sido baixo até agora porque só rende, de verdade, quando é negociado a longo prazo.
Fora isso, houve um compromisso do consórcio de rever todas as suas despesas operacionais para reduzi-las. Serão revisados itens como segurança, luz, equipe, água. A operação não é fácil porque a intenção do gestor é não perder qualidade nos serviços prestados.
Com o acordo, o Flamengo garante que atuará os 10 jogos em casa do returno no Brasileiro no Maracanã, assim como todas as partidas da Copa do Brasil.
Os termos do novo compromisso foram acertados nos últimos dois dias. Por isso, o documento, que é curto visto que não é um contrato de longo prazo, foi assinado nesta sexta-feira.
Sobre o Autor
Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.
Sobre o Blog
O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.