Topo

Apesar de nova lei, Nuzman deve ficar no COB até 2020

rodrigomattos

21/09/2013 08h13

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Apesar da lei aprovada pelo Senado Federal que restringe mandatos nas entidades esportivas, o presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, deverá ficar na entidade até 2020. Em reunião com confederações no primeiro semestre, o dirigente já se apresentou como candidato à reeleição em 2016. E a maioria dos cartolas de confederações ouvidos pelo blog apoia sua permanência. Como a legislação é retroativa, sua continuidade é quase uma certeza.

A nova lei, por sinal, também não será um impedimento para que os dirigentes das confederações fiquem até 2020 no poder. Afinal, só agora que passam a contar os dois mandatos a que cada um tem direito.

"Não vejo ninguém no momento para substituir o Nuzman. Quem melhor do que ele para conduzir o esporte olímpico? Se estiver bem, que fique até 2050. Por que tirar?", defendeu o presidente da Confederações de Taekwondo, Carlos Luiz Fernandes.

Opositor de Nuzman até pouco tempo atrás, o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Alaor Azevedo, também mostra adesão à continuidade do dirigente.

"Vai ter que ser negociado um plano de trabalho. Se houver um plano de trabalho bom, serei favorável. Não vou contra. Reconheço o mérito dele ao trazer a Olimpíada. Claro que terá de ver essa questão do plano, do vice…Mas, em princípio, tem o meu apoio", afirmou o dirigente.

O presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Vasconcelos, dá também seu apoio ao atual comandante do COB, embora ressalte que questões internas vão ser decisivas para essa permanência.

"O Nuzman é único no esporte brasileiro. A continuidade vai depender do que vai acontecer. Mas, para frente do Pan de 2007, houve questões a lidar da competição. Para frente da Olimpíada-2016, também vai ter"; afirmou. "Não tenho nada a dizer que seria contra. Poder boa a continuidade. Hoje, eu diria sim (para a reeleição)."

Outro que também ouviu sobre a candidatura foi o presidente da Confederação de Judô, Paulo Wanderley. Ele disse que, no momento, está mais centrado no desenvolvimento do seu esporte, mas não se manifestou contra a candidatura.

Outros dirigentes mantiveram a posição neutra, como Hélio Meirelles, da Confederação de Pentatlo, e João Tomasini, da Canoagem. "É um direito dele se candidatar. Só podemos analisar o quadro futuro daqui a dois anos", afirmou Meirelles.

Mas a verdade é a análise dos dirigentes em geral é de que nada mudou no quadro de amplo apoio a Nuzman, que foi reeleito no ano passado com 30 votos a favor e 1 contra. Forte, a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), que hoje tem como presidente Walter Pitombo Laranjeiras, mas segue sob forte influência de Ary Graça, hoje presidente da FIVB (Federação Internacional de Vôlei). Graça é um forte aliado de Nuzman e o acompanha em reuniões do esporte olímpico.

A voz dissonante tem sido o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes, que ficou irritado com o apoio de Nuzman à derrubada do Parque Julio Dellamare, que acabou cancelada. O blog não conseguiu ouvi-lo. Mas, entre os dirigentes, é dado como certo que sua contrariedade não é o suficiente para fazê-lo se voltar contra o presidente do COB em uma eleição.

Nuzman já está na presidência do COB deste 1995, e completaria 25 anos à frente da entidade se chegar até 2020, quando terá 78 anos. No COI (Comitê Olímpico Internacional), teve que deixar seu cargo efetivo no ano passado pelo limite de idade de 70 anos.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Apesar de nova lei, Nuzman deve ficar no COB até 2020 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos