Topo

Em crise, Fla tem atrasos de salários e direitos de imagem

rodrigomattos

22/09/2013 08h14

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Escancarada com a saída do técnico Mano Menezes, a crise no futebol do Flamengo também tem um elemento financeiro: atrasos de salários e de direitos de imagem dos jogadores têm sido constantes nos últimos meses. A demora em pagar em geral é de poucos dias, no caso de vencimentos, e maior em relação aos contratos de imagem. Mas é fato que o ex-técnico do time conviveu com esse problema em sua passagem pelo clube.

Um dos principais pilares da nova gestão da diretoria rubro-negra era manter os salários em dia, assim como pagar todos os impostos devidos e parcelas do passivo fiscal. A segunda tarefa tem sido cumprida. Já a primeira meta foi alcançada nos primeiros meses, mas agora tem sido complicado atingi-la.

Os dirigentes marcaram para o dia 5 de cada mês o pagamento de salários. Mas o blog apurou que pelo menos duas vezes esse prazo foi ultrapassado: os recebimentos ocorreram cerca de uma semana depois. O mês de setembro, por exemplo, atrasou e só foi quitado após o dia 10. Agora, está resolvido até o início de outubro.

Os contratos de direitos de imagem, que em geral compõem o grosso da remuneração dos atletas, têm demorado mais para serem pagos. Tanto que foi criado até um cronograma interno para quitação desses compromissos. Aqueles jogadores que recebem valores menores, em geral até R$ 50 mil, têm prioridade.

O blog não conseguiu confirmar se os pagamentos do técnico Mano Manezes estavam atrasados. Um dirigente apenas afirmou que é possível que isso tenha acontecido, mas, se ocorreu, foi por poucos dias. Mas cartolas avaliam que a questão financeira não teve peso sobre sua decisão de pedir demissão.

A assessoria do clube foi questionada pelo blog sobre os atrasos. Recusou-se a comentar o tema, mas não negou a informação. "Todas estas informações, que já não possuem mais o caráter técnico referente ao balancete, são tratadas internamente no clube", afirmou a assessoria do clube.

A diretoria vinha mantendo os salários em dia até o meio do ano quando contava com antecipações de receitas (Adidas) e empréstimos feitos com base em rendas futuras (televisão), além das receitas correntes de patrocínio. Isso porque a administração anterior tinha deixado um rombo financeiro no clube, que estava quase sem renda disponível para fechar as contas do ano.

Mas o dinheiro não é suficiente para pagar tudo até o final do ano – o rombo em agosto era de R$ 40 milhões. A diretoria já prepara uma operação de empréstimo, cujo pedido será feito ao Conselho de Administração, para quitar os salários e direitos de imagem até o final do ano.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em crise, Fla tem atrasos de salários e direitos de imagem - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos