Topo

Lucas corre risco de ficar fora da Copa, e tem disputa com Pato

rodrigomattos

26/09/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Um dos preferidos da torcida até a Copa das Confederações, o meia-atacante Lucas já corre risco de ficar fora da Copa-2014. Na cabeça de Luiz Felipe Scolari, uma lista de atacantes tem lugares garantidos no elenco para o Mundial, relação que não inclui o jogador do Paris Saint-Germain, segundo apurou o blog. Ele terá de brigar pela última vaga no setor ofensivo, que tem como outro candidato Alexandre Pato.

A convocação de Felipão nesta quinta-feira para os amistosos contra a Coreia do Sul e Zâmbia será a antepenúltima antes do Mundial. Afinal são cinco jogos antes da relação final: uma dupla de partidas em outubro e outra em novembro. E haverá mais um compromisso em 2014. Serão as chances de Lucas provar que merece esse último lugar.

Explica-se: o treinador da seleção disse já ter 19 atletas que, salvo quedas de rendimento bruscas ou contusões, estão garantidos no seu grupo. Para a Copa, como atacantes, há Hulk, Bernard, Neymar, Fred e Jô – todos à frente de Lucas. Sobraria mais um lugar para um jogador ofensivo.

Lucas, teoricamente, seria o favorito. Mas sua queda de rendimento no clube e no time brasileiro o ameaçam sua ida ao Mundial. Sua sorte é que o outro atleta que vem sendo convocado para setor ofensivo é Pato, do Corinthians, que também não convenceu. Correriam por fora Diego Costa, que talvez atue pela Espanha, ou uma surpresa chamada por Felipão. Ainda há a possibilidade de o técnico optar por um atleta do meio, em vez de um atacante.

O ex-são-paulino se tornou dúvida porque não se firmou no time francês e se tornou reserva. Neste segundo semestre, atuou 374 minutos em oito jogos, o que dá pouco mais de um tempo por partida. Fez um gol.

No primeiro semestre, quando era titular, jogou 15 partidas, sem nenhum gol. Em resumo, sua média é de 0,04 gol por partida. No São Paulo, fez 24 gols em 99 jogos, o que lhe dava uma média de 0,24 gol por jogo. Felipão já avisou que quer seus jogadores atuando nos seus times.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lucas corre risco de ficar fora da Copa, e tem disputa com Pato - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos