Cruzeiro faz melhor campanha da história dos pontos corridos
rodrigomattos
07/10/2013 06h00
( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )
O Cruzeiro atual é o time mais eficiente da história do Brasileiro de pontos corridos. Isso se for considerado o histórico até a 26a rodada do campeonato. Se mantiver esse desempenho, o time mineiro vai ser confirmado como a melhor equipe da competição desde 2003, quando foi implantada a fórmula de todos contra todos.
Ao final da rodada do final de semana, a equipe mineira acumulou 59 pontos, com um saldo de gols de 37. Nenhuma equipe até agora chegou a esse patamar de pontos e a essa diferença entre tentos marcados e tomados, segundo levantamento feito pelo blog.
Em relação a pontos, quem mais se aproximou foi o São Paulo, com 57 pontos em 2007, dois a menos do que o time cruzeirense na atual campanha. Em seguida, está o Fluminense do ano passado, com 56 pontos.
Mas não é só o número de pontos que torna o Cruzeiro superior a todas as outras formação anteriores em 12 anos de pontos corridos. A equipe também acumula o maior saldo de gols em todas as edições do campeonato nesta fórmula até esta rodada. São 37 tentos de saldo, contra 32 do mesmo São Paulo no ano de 2007.
É que aquela equipe são-paulina teve a melhor defesa da competição. Mas o time cruzeirense deste ano tem o terceiro melhor ataque na história contabilizado até a 26a rodada, com 58 gols. Foi superado pelo próprio Cruzeiro em 2007 e o Santos em 2004. A questão é que a equipe mineira de 2013 tem também uma boa defesa, com apenas 21 gols sofridos.
Mais do que isso, o aproveitamento do time atual celeste é de 76% dos pontos. É superior a todos os outros campeões em campanhas nos pontos corridos. Até agora, o recorde é do próprio Cruzeiro, em 2003, com a obtenção de 72,4% dos pontos.
Aquele time fez 100 pontos porque havia mais participantes, um total de 24. Com o desempenho atual, o Cruzeiro somará 86 ou 87 pontos ao final do campeonato, número inédito com 20 times no Brasileiro.
Sobre o Autor
Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.
Sobre o Blog
O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.