Criticado, São Paulo estuda manter promoção de ingressos no Paulista
rodrigomattos
07/11/2013 06h00
( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )
Criticado por cartolas corintianos por reduzir preços, a diretoria do São Paulo discute estender a promoção de ingressos do Brasileiro para o Paulista-2014. Há um entendimento de que a diminuição dos valores foi um sucesso e mudou o paradigma dentro do clube do Morumbi em relação a bilhetes.
O time paulista decidiu por abaixar os ingressos para R$ 10,00, valor que pode ser até de R$ 2,00 em caso de descontos, para incentivar o público na briga contra o rebaixamento no Nacional. Nesta terça-feira, o ex-presidente corintiano Andrés Sanchez afirmou que isso foi péssimo para o futebol brasileiro por prejudicar programa de sócio-torcedor.
Mas o departamento de futebol do São Paulo já propôs a cúpula do clube que a promoção seja estendida para o Paulista-2014, campeonato que tem menor interesse do torcedor.
"Quem está no futebol defende isso. A repercussão foi grande. É minha proposta Acho que não há prejuízo financeiro porque o volume de torcedores aumentou", afirmou o vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes. "A gente tem elasticidade para aumentar e diminuir o preço. Até porque nossa bilheteria representa de 8% a 10% das receitas."
A proposta será analisada pela diretoria financeira do São Paulo. Em última instância, quem decidirá será o presidente Juvenal Juvêncio. Mas outros dirigentes já deixaram claro que a promoção mudou o paradigma de preço a ser cobrado pelo São Paulo daqui em diante. "Será levado em conta na nossa política de preços", afirmou o assessor da presidência, José Mansur.
Para Jesus Lopes, o fato de o Morumbi estar integralmente pago permite a realização de promoções, ao contrário do que ocorre com estádios que terão de ter o financiamento quitado como o é o caso do Itaquerão. O Corinthians já terá de pagar R$ 600 milhões pelo novo estádio.
"As construtoras se incomodam com os preços baixos porque têm de pagar o investimento. Mas o próprio ministro Aldo Rebelo já pediu preços mais baixos", analisou. "Respeito e entendo às críticas do Andrés porque a Odebrecht terá dificuldade para remunerar seu investimento."
Jesus Lopes lembra que o o superávit do Morumbi é em torno de R$ 30 milhões/ano, enquanto novos estádios preveem lucros de R$ 60 milhões e R$ 80 milhões. O Corinthians tem uma estimativa de receita de R$ 291 milhões por ano.
Se estuda manter preços baixos no Paulista, a diretoria do São Paulo não mudará sua política para competições da Conmebol, como Sul-Americana e uma possível Libertadores. A explicação é de que os custos desses campeonatos intercontinetais são maiores, e as rendas de televisões menores. Ou seja, é preciso arrecadar com a bilheteria.
Sobre o Autor
Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.
Sobre o Blog
O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.