Topo

Tite sai irritado com diretoria por ataques e frustrado com acerto do time

rodrigomattos

15/11/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

Conquista do mundial e Tolima marcaram a passagem de Tite

Após carreira vitoriosa, a saída de Tite do Corinthians não aconteceu de forma amigável. Apesar de se dizer em paz, o treinador deixa o clube irritado pelo processo de fritura feito pela diretoria, comandado pelo presidente Mário Gobbi, para justificar o rompimento com ele. E também frustrado por ter trabalhado muito para acertar o time neste segundo semestre e não ter conseguido.

Foram esse elementos que transformaram um cenário de renovação quase certa em um rompimento nesta quinta-feira, quando o treinador foi avisado de que seu contrato não seria estendido. Detalhe: naquela época, o apoio a Tite era bem forte no clube. Agora, o time acerta a volta de Mano Menezes como noticiou o blog do Perrone.

Antes do início da crise técnica corintiana, a diretoria e representantes do treinador se reuniram e manifestaram interesse mútuo de continuidade em 2014. A interlocutores do clube, Gobbi explicava que não lhe passava pela cabeça ter outro treinador que não Tite em 2014. O técnico também queria ficar.

O time desandou, o ataque não fez gols, houve empates em excesso e a vaga na Libertadore ficou longe. A crise deixava o técnico horas no centro de treinamento e em casa assistindo a vídeos para tentar encontrar uma fórmula para acertar a equipe. Ele acreditava que os jogadores estavam ao seu lado, e, portanto, entendia que o problema era tático ou técnico. Mas tudo que tentou não funcionou. Isso o deixava muito irritado.

Durante esse processo, começaram a vazar informações internas do clube com críticas ao treinador por parte de vários dirigentes. Havia reclamações sobre o excesso de conservadorismo nas mudanças do time. Mas, principalmente, também havia ataques sobre contratações, como Ibson, ou a dispensa do zagueiro Marquinhos. E até outros itens de bastidores do time.

Para Tite, as informações saiam distorcidas de dentro do clube para prejudicar sua imagem. Assim, mais desgastado, seria mais fácil romper com um técnico campeão da Libertadores e Mundial.

Mário Gobbi teve papel central nesta fritura. Em público, defendia o treinador e dizia que queria a renovação do contrato mesmo após a reunião em que ele quase caiu. Mas, nos bastidores, conselheiros já faziam apostas sobre o novo treinador. E  Tite entendeu que o presidente tentou força-lo a pedir demissão para facilitar o processo.

À diretoria e a conselheiros, o presidente do Corinthians também não deixava explícito o que queria para o time. Na segunda-feira, em reunião de diretoria, afirmou que não havia nada decidido sobre o técnico para o próximo ano. Fez isso três dias antes de dispensar Tite, quando já havia, sim, uma decisão tomada. Só esperava atingir os 47 pontos que livram a equipe do rebaixamento no Brasileiro para anunciar sua saída.

Com todo esse processo, Tite, que inicialmente queria ficar no clube, também ficou decepcionado e já não falava com tanto entusiasmo sobre a permanência. Mesmo irritado, e fritado, o treinador não deve atacar a diretoria. E o Corinthians, publicamente, também deve manter o tom de homenagens ao técnico.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tite sai irritado com diretoria por ataques e frustrado com acerto do time - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos