Topo

Histórico do Brasileiro indica rebaixamento do Vasco

rodrigomattos

18/11/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_ )

O histórico do campeonato de pontos corridos indica que o Vasco será rebaixado nesta Brasileiro-2013. Em dez edições, nunca um time conseguiu escapar da zona de degola em situação similar a da equipe carioca.

Em 18o na tabela, ou antepenúltimo, o clube de São Januário tem 38 pontos, quatro a menos do que o Bahia, pior colocado fora da zona de degola. Teria de superar também o Coritiba, que está em 17o, com três pontos a mais do que os vascaínos.

A maior reação a três rodadas do final aconteceu com o Atlético-MG em 2004. Mas o cenário enfrentado pelo time mineiro era menos sombrio do que o da equipe carioca.

Em um campeonato com 24 times, o Galo estava em 22o lugar ou antepenúltimo, com três pontos a menos do que o último time que escapava da degola. Ao final do campeonato, livrou-se ao conquistar sete pontos em três rodadas, duas vitórias e um empate. E eram três times que tinham apenas três pontos a mais do que o Galo: Criciúma, Paysandu e Flamengo. A formação catarinense caiu à Série B.

Em cinco Brasileiros – 2012, 2011, 2008, 2006 e 2005 -, não houve alteração nos quatro rebaixados nas três últimas rodadas. Ou seja, quem lá estava, ficou até o final sem viradas. Houve outros quatro campeonatos em que, com esse número de jogos restantes, equipes conseguiram descontar um ou dois pontos daqueles que estava fora da zona da degola.

Um exemplo é a arrancada do Fluminense, em 2009, que foi considerada heróica. Naquele ano, a três rodadas do final, o tricolor carioca estava em 17o lugar, com dois pontos a menos do que o Botafogo, melhor fora da zona de degola. Acabou livre do rebaixamento em virada sobre o Coritiba, que estava cinco pontos à frente dele. Mas o tricolor carioca ganhou sete pontos em três jogos, contra um da equipe paranaense.

No Nacional com 20 times, tem sido necessário um número de pontos entre 42 e 46 para escapar da Série B. Só que, neste ano, o patamar de pontos está mais alto, o que indica que deve ser preciso ganhar 45 pontos. O Vasco, então, para se livrar do rebaixamento, teria de conquistar os mesmos sete pontos no mínimo.

Essa situação complicada da equipe vascaína deve-se ao empate com o Corinthians com triunfos dos adversários. Bahia, Criciúma, Fluminense e Portuguesa venceram. A única exceção foi o Coritiba.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Histórico do Brasileiro indica rebaixamento do Vasco - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos