Fifa preocupa-se com bloqueio a obras do Itaquerão
rodrigomattos
02/12/2013 06h00
( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos)
À espera do laudo do acidente, a Fifa está preocupada também com uma possível interdição das obras do Itaquerão, sede da abertura da Copa-2014. O Ministério Público Estadual estuda pedir a paralisação de toda a construção do estádio após a morte de dois operários em queda de guindaste.
Seria mais um golpe no andamento das reformas. Afinal, o Ministério do Trabalho e Emprego já vetou o uso de guindastes até que documentos sejam entregues pela construtora Odebrecht.
E o local onde ocorreu o acidente está isolado impedindo construções em 5% da área do estádio. A construção será retomada nesta segunda-feira, com essas restrições.
Há dois processos que são acompanhados de perto pela Fifa. O primeiro é em relação ao dano ao Itaquerão com a queda da máquina. A federação internacional foi informada de que não houve abalo na estrutura da arena, que é a posição inicial da construtora.
Mas isso é só um dado inicial. A entidade espera que o laudo da prefeitura seja concluído na quarta-feira ou quinta-feira para que tenha base, de fato, para saber qual o estágio da arena.
Por isso, a reunião do comitê organizador do Mundial, na terça, nem poderá discutir em detalhes a situação do Itaquerão.
A outra questão em foco são as paralisações da obra por autoridades públicas. Em relação à fiscalização de órgãos públicos, como o MP, também só restará esperar para saber como isso poderá atrasar a obra.
Em princípio, instalações provisórias deveriam começar a ser colocadas em estágios em janeiro de 2014, e com mais intensidade a partir de março e abril.
Sobre o Autor
Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.
Sobre o Blog
O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.