Cronograma do Itaquerão repete atraso do Soccer City em 2010
rodrigomattos
06/12/2013 06h00
( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)
Sede da abertura da Copa, o Itaquerão estará com todas as obras concluídas em março de 2014 pelo cronograma prévio apresentado pela Odebrecht à prefeitura e ao governo de São Paulo, pelo apurou o blog. Foi nisso que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, se baseou para dizer que o estádio poderá ter um jogo inaugural no meio de abril.
Essa previsão é levemente melhor do o que se viu no Soccer City, na Copa de 2010. Foi o mais tardio estádio de abertura de um Mundial da era moderna. Todas as outras arenas estavam prontas bem antes da competição pelo menos desde 1994.
No caso brasileiro, a estimativa é de que em março esteja tudo concluído, incluindo a instalação das arquibancadas provisórias que elevam sua capacidade para 68 mil lugares. É uma estimativa da Odebrecht que depende de não haver novas interrupções nas obras por ações judiciais.
O Soccer City também teve todas as obras do estádio concluídas no início de março quando a construtora entregou o para a cidade. O primeiro evento-teste, com funcionários, ocorreu no final do mês, no dia 30, para 15 mil pessoas. A arena brasileira também terá de fazer um evento menor como esse.
A diferença é que o Itaquerão prevê uso de toda sua capacidade em jogo no meio de abril. Já o estádio sul-africano só realizou uma partida grande no dia 20 de maio, por um campeonato local. Ou seja, um mês depois do que está estimado no caso brasileiro.
O atraso estimado pela Odebrecht é de 45 a 60 dias depois do prazo inicial de 5 de janeiro. Ainda falta detalhar o plano, pois ainda não há, por exemplo, um planejamento da retirada do guindaste. Após o estádio pronto, é necessário um mês para utilizá-lo. O Corinthians que decidirá que tipo de evento pretende realizar.
Outro problema similar entre Soccer City e Itaquerão são as obras do entorno. No caso sul-africano, elas foram concluídas poucos dias antes do Mundial. No caso brasileiro, a prefeitura paulistana prevê a finalização para abril. Mas algumas ligações viárias podem não ser terminadas até a Copa.
Com a conclusão até março, o Itaquerão atinge o prazo limite para conclusão pelo padrão Fifa, justamente levado ao extremo com o Soccer City.
Sobre o Autor
Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.
Sobre o Blog
O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.