Topo

Corinthians lança oposição à volta de portões fechados adotada por CBF

rodrigomattos

13/12/2013 06h00

( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos_)

A diretoria do Corinthians decidiu iniciar uma oposição contra a volta dos portões fechados determinada pela CBF para 2014. A medida foi imposta no novo regulamento de competições, publicado no final da semana passada, como uma medida para tentar reprimir os casos de violência ocorridos no último Brasileiro.

Em 2013, as regras da confederação estabeleciam que as punições por perda de mando de campo seriam cumpridas com jogos a mais de 100 km da sede do clube. Essa foi uma medida adotada pelo ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira quando extinguiu a pena de jogos sem torcedores, criada por ele mesmo. Mas o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pressionou e a confederação retomou a sanção prevista anteriormente.

Informado do fato, o Corinthians decidiu fazer uma campanha contra a medida. A ideia é se pronunciar publicamente contra os portões fechados e enviar ofícios demonstrando oficialmente sua rejeição.

Para isso, foi preparado um parecer dentro pelo clube para explicar que, na opinião dos dirigentes corinthians, a medida é inócuoa. Seu argumento é que a violência só será contida, de fato, quando os torcedores envolvidos em brigas forem punidos.

O Corinthians foi um dos mais atingidos por perdas de mando neste ano de 2013. Pela Libertadores, teve que atuar de portões fechados por conta da morte do torcedor boliviano Kevin Spada, atingido por um rojão atirado por um corintiano no jogo contra o San José de Oruro. No Brasil, atuou longe da capital por causa de briga generalizada da sua torcida com vascaínos.

Pelo artigo 69A do novo regulamento da CBF, "os clubes, sejam mandantes ou visitantes, são responsáveis por qualquer conduta imprópria entre o seu próprio grupo de torcedores, nos termos do artigo 67  do Código Disciplinar da FIFA".  No artigo seguinte, fica estabelecido: "que as partidas correspondentes à pena de perda de mando de campo, poderão ser realizadas por determinação do STJD, com portões fechados ao público, portanto sem venda de ingressos, no mesmo estádio em que o clube manda seus jogos".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Corinthians lança oposição à volta de portões fechados adotada por CBF - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos