Topo

Corinthians não sabe quando acaba estruturas provisórias do Itaquerão

rodrigomattos

22/04/2014 16h26

Não foi à toa que o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que o Itaquerão ficará pronto no último minuto para a Copa-2014. Apesar de a versão oficial ser que há cronograma aprovado para tudo, o Corinthians ainda não sabe quando concluirá as estruturas complementares necessárias para o estádio receber a abertura. Isso porque a diretoria do clube ainda nem contratou diversos dos serviços necessários para as partidas.

"Estamos fazendo as planilhas de custo. O executor (empresa) é quem vai dizer o cronograma. Estamos analisando a proposta financeira e a execução", afirmou o diretor de operações do Itaquerão, Lúcio Blanco. "Não tenho como dizer tecnicamente quanto tempo demoram agora todos os itens."

Há itens das instalações provisórias que já foram contratadas como  TI (Tecnologia da Informação), TV Compound (estrutura para transmissão), e a concessão de alimentação. Os dois primeiros itens já estão em execução, e o último depende de uma autorização de entidade pública. Mas há outros itens cujos custos ainda são levantados, por isso, não há cronograma.

Inicialmente, a previsão era fazer tudo em 120 dias. Mas esse prazo terá de ser acelerado para acabar as instalações antes do jogo de abertura. O custo estimado era de R$ 60 milhões.

Questionado pelo blog sobre o prazo final para as estruturas provisórias, o diretor-executivo do COL, Ricardo Trade, esquivou-se da pergunta. Por duas vezes, não deu uma data para a conclusão de tudo, apenas informou que a estrutura de tv tem previsão para final de abril.

Apesar disso, Blanco se mostrou otimista sobre a finalização das estruturas provisórias. "Organiza-se eventos em poucos dias."

Em relação à parte de construção do estádio, Trade entende que o "modo legado" já foi entregue pela construtora Odebrecht ao Corinthians, no dia 15 de abril. Ou seja, a obra física já teria sido concluída. Enquanto ele falava, havia um guindaste do lado de fora que instalava peças das coberturas norte e oeste. Havia obras em outros pontos do estádio.

Sob a responsabilidade do governo do Estado, as arquibancadas provisórias ficarão prontas no dia 10 de maio pelo cronograma, isto é, atrasaram dez dias em relação ao prazo inicial por conta de paralisação pela morte de um operário.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Corinthians não sabe quando acaba estruturas provisórias do Itaquerão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos