Topo

Péssimos em 2013, grandes de SP recuperam bom histórico e G4 no Brasileiro

rodrigomattos

23/10/2014 06h00

Em 2013, pela primeira vez, os times grandes paulistas ficaram fora do G4 do Brasileiro de pontos corridos pelo seu desempenho sofrível. Em 2014, apesar de longe do líder Cruzeiro, recuperaram-se e agora voltam a ter dois times entre os classificados à Libertadores, São Paulo e Corinthians, a oito jogos do final.

Nesta rodada do meio de semana, a equipe corintiana venceu o Vitória e voltou ao G4. O São Paulo apenas empatou com a Chapecoense, desperdiçando a chance de se aproximar do ponteiro, mas se manteve entre os donos de vaga na competição sul-americana. O Palmeiras empatou com o Cruzeiro, e o time do litoral perdeu do Fluminense.

Com isso, os quatro grandes de São Paulo somam 185 pontos no campeonato, o que lhes dá uma média de 46,25 por equipe. Isso significa que obtiveram um rendimento de 51,4% até agora, pouco mais da metade dos pontos possíveis.

Estão abaixo dos clubes gaúchos e mineiros, que têm médias melhores. Mas conseguiram um incremento em relação ao ano passado. Afinal, até a 30a rodada no Nacional-2013, Corinthians, Santos e São Paulo somavam 123 pontos, com uma média por time de 41. Assim, tinham rendimento de 45,6% e estavam longe dos classificados à Libertadores – o Santos era o oitavo.

No ano anterior, em 2012, o desempenho médio dos paulistas também não era dos melhores por conta da campanha que levou o Palmeiras ao rebaixamento. Eles tinham apenas 40,4 pontos em média na 30a rodada. Mas pelo menos o São Paulo chegou ao torneio sul-americano no final.

Nos campeonatos anteriores, os paulistas exibiam desempenhos bem parecidos ao atual, independentemente de conquistar o título. Em 2011, ano da taça corintiana, tinham os mesmos 185 pontos (46,5 em média) atuais ao final da 30a rodada. Patamar parecido foi visto em 2010 e 2009. Em resumo, São Paulo retoma seu protagonismo no campeonato após seu pior ano nos pontos corridos.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Péssimos em 2013, grandes de SP recuperam bom histórico e G4 no Brasileiro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos