Fla denuncia Sport à Fifa na briga por título de 1987, e rival ironiza
rodrigomattos
18/12/2014 16h03
A diretoria do Flamengo entrou com uma denúncia na Fifa contra o Sport por ter recorrido à Justiça comum na disputa pelo título Brasileiro de 1987. A notícia saiu na coluna de Lauro Jardim, na Veja, e foi confirmada ao blog pelo presidente do time rubro-negro carioca, Eduardo Bandeira de Mello. O clube pernambucano reagiu com ironia à medida.
O Flamengo ganhou o módulo verde da Copa União, que reunia os principais times do país. O Sport ganhou o módulo amarelo, uma espécie de segunda divisão. A CBF mudou o regulamento durante o campeonato, e impôs um confronto entre os dois pelo título brasileiro, o que não foi aceito pelos cariocas. A Justiça deu o título à equipe pernambucana, mas a CBF decidiu por dividi-lo após várias reviravoltas.
Um relatório do departamento jurídico do Flamengo afirmou que o clube entrou com um pedido de inquérito para "apurar conduta ilegal do referido clube pernambucano, que não esgotou as instâncias desportivas e buscou suporte na justiça comum, o que é terminantemente proibido pelas normas da entidade máxima do futebol profissional (FIFA)". Isso está previsto no Estatuto da Fifa, mas vários clubes já foram à Justiça.
O presidente do Sport, João Humberto Martorelli, disse não ter conhecimento sobre o processo, e que esperaria o seu time ser notificado antes de tomar alguma medida. Mas provocou os cariocas:
"Isso é uma história que vai e vem do Flamengo e já fomos à Fifa não tinha nada. Essa é uma questão decidida na Justiça e ganhamos. O que o Flamengo faz é usar o "juris sperdiandis", ou seja, fica esperneando por ai", disse o cartola pernambucano.
Há ainda intenção da diretoria do time rubro-negro carioca de novas medidas no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e o no STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar mudar a decisão em favor do Sport. Mas isso é difícil visto que a sentença em favor do time pernambucano transitou em julgado.
Sobre o Autor
Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.
Sobre o Blog
O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.