Topo

Canadá supera campanha do Brasil como país-sede do Pan

rodrigomattos

22/07/2015 06h00

Como país-sede do Pan, o Canadá já superou a campanha do Brasil no Rio-2007. E ainda faltam cinco dias de competição em Toronto.  Desta forma, os canadenses ficam atrás somente de EUA e Cuba como anfitriões.

Com os resultados da terça-feira, os canadenses chegaram a 59 medalhas de ouro, e 157 no total. Ao final do Rio-2007, competição que priorizou por ser em casa, o Brasil tinha 52 ouros, e os mesmos 157 pódios. Lembre-se: o Brasil tem uma população de 204 milhões, e o Canadá de 35 milhões.

Os canadenses tiveram desempenhos pífios nas últimas competições multiesportivas. Em Londres, ficaram em 36o no quadro, com apenas um ouro e 18 medalhas no total. Já vinham de um Pan-2011 ruim em que não passaram de um quinto lugar, atrás do Brasil e dos anfritiões México, com um total de 119 medalhas, sendo 30 de ouro.

Ou seja, eles praticamente dobraram o número de títulos pan-americanos nesta edição em Toronto. Isso ocorreu graças ao forte investimento nos últimos anos no esporte canadense, além de prioridade para ter os melhores atletas na competição. Brasil e EUA não mandaram suas equipes principais em algumas modalidades.

Com isso, os canadenses cresceram até em esportes como o atletismo em que não tinham bom rendimento. Chegaram a ocupar a primeira posição por alguns dias à frente dos norte-americanos, antes de cair para a segunda colocação. Mas não repetirão o desempenho de cubanos e norte-americanos que venceram em casa com mais de 200 pódios.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Canadá supera campanha do Brasil como país-sede do Pan - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos