Topo

Por que a CBF libera protesto de árbitros e reprime o dos jogadores?

rodrigomattos

13/08/2015 06h00

No final de 2013, jogadores ligados ao Bom Senso fizeram protestos contra a CBF antes e depois dos jogos do Brasileiro por mudanças nos calendários. A confederação, de pronto, orientou seus árbitros a dar cartões em caso de braços cruzados. Posteriormente, instituiu uma regra para proibir manifestações sem aprovação.

Na rodada desta quarta-feira do Nacional, árbitros fizeram um protesto contra o governo federal pelo veto da presidente Dilma Rousseff ao repasse de direito de arena (uso de suas imagens na TV) para juízes. Isso seria instituído na Lei do Profut. A manifestação já era prevista, mas não foi reprimida.

O regulamento geral de competição da confederação, após modificação feita no final do ano passado, instituiu uma regra ditatorial pela qual qualquer manifestação tinha que ser pré-aprovada pela entidade. É preciso uma solicitação formal para a confederação para poder usar cartazes, ou realizar qualquer tipo de protesto.

Os juízes usaram placares de substituição para indicar o percentual que ganhariam de direito de arena (0,5) caso a lei não fosse vetada. Isso ocorreu antes dos jogos. Ao ouvir sobre greve, o presidente da comissão de arbitragem, Sério Corrêa, se mostrou favorável ao pleito, mas pediu cabeça fria.

Ou os juízes pediram e obtiveram a aprovação da CBF ao protesto, ou fizeram à revelia e deveriam ser punidos. Seria um absurdo anti-democrático, mas é a regra imposta aos inimigos da confederação. De qualquer jeito, a entidade parece ter feito vista grossa.

Não à toa. A entidade já deixou clara sua oposição à Lei Profut, principalmente a artigos que impõem regras a sua eleição. Para a confederação, é ótimo que existam protestos contra a lei sancionada por Dilma.

Por isso vimos essa ironia de ver árbitros protestarem depois de reprimirem manifestações de jogadores do Bom Senso. No campo do Brasileiro, criticar o governo pode, a CBF, não. Será que a confederação vai liberar um protesto contra o péssimo nível de arbitragens?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que a CBF libera protesto de árbitros e reprime o dos jogadores? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos