Topo

Fla conversa com Esporte Interativo, mas prefere modelo da Globo

rodrigomattos

24/01/2016 05h00

A diretoria do Flamengo conversou com o Esporte Interativo sobre o contrato de televisão fechada do Brasileiro para 2019, mas tem uma preferência pelo modelo da Globo de contrato. Explica-se: o EI prevê acordos com distribuição mais igualitária do bolo, mas o Rubro-negro tem vantagem na forma de divisão global. De qualquer maneira, o clube diz não ter pressa para escolher um acordo.

A estratégia do EI foi procurar um bloco de clubes que inclui Grêmio, Internacional, Coritiba, Atlético-PR, Bahia e Santos. Foi atrás ainda do Flamengo e do São Paulo que participaram de conversas.

O Esporte Interativo chegou a apresentar números para o time rubro-negro. A questão é que o seu modelo prevê pequena diferença entre o valor oferecido a um clube e outro, embora os contratos sejam individuais. E os times que negociam com o canal estudam implantar uma divisão com modelo da Liga da Inglaterra, com metade repartido igualmente, e o restante por desempenho técnico e de audiência.

Esse modelo não agrada à diretoria do Flamengo. Os cartolas rubro-negros preferem o sistema em que têm ganhos individuais maiores do que os rivais: esse valor chegará a R$ 170 milhões no ano de 2016. Além disso, dirigentes pregam respeito à Globo por ser um parceiro de vários anos do time.

Só que a questão está longe de ser fechada no clube. A diretoria do Flamengo não tem pressa de finalizar o contrato, e vê como saudável a concorrência pela TV Fechada. Até porque o EI oferece luvas, enquanto a Globo só acena com adiantamentos. No caso da maioria dos times, o valor oferecido pelo EI é bem superior ao da Globosat.

Por isso, dirigentes rubro-negros entendem que a concorrência pode permitir ao clube obter um contrato mais vantajoso do que o do Corinthians, que já fechou com a Globo. Oficialmente, o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, disse que não comentará negociações comerciais como a renovação do contrato de televisão.
LEIA MAIS
Rival da Globo garante compra de jogos também para TV aberta, dizem clubes
Globo fecha com 7 clubes, e pay-per-view 'ameaça' castigar quem não assinar
Disputa entre Globo e EI pode deixar jogos do Brasileiro sem TV
Negociação com concorrente da Globo inspira criação de associação de clubes
Globo impõe jogos depois da novela em contrato da Libertadores

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fla conversa com Esporte Interativo, mas prefere modelo da Globo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos