Topo

Fifa investiga transferências de jogadores brasileiros para o Chelsea

rodrigomattos

14/03/2016 08h15

A Fifa investiga as transferências de três jogadores brasileiros para o Chelsea, sendo um deles o meia Nathan que saiu do Atlético-PR. Já houve um pedido de informações da federação internacional para a CBF sobre os contratos.

Jogador da seleção brasileira de base, Nathan foi contratado pelo clube inglês em maio de 2015 por € 7 milhões em negociação com o clube paranaense. Depois, foi repassado por empréstimo ao Vitesse. A relação entre o Chelsea e o Vitesse é alvo de suspeitas das federações inglesas e holandesas desde a temporada 2010.

O dono do clube inglês Roman Abramovich firmou uma parceria para emprestar atletas ao clube holandês cujo dono, Alexander Chrihirinsky, é seu amigo. O ex-sócio do Vitesse Merab Jordania chegou a acusar Abramovich de interferir no clube e impedir sua classificação à Liga dos Campeões. A federação holandesa investigou e não encontrou irregularidades.

Além de Nathan, o brasileiro Lucas Piazon foi contratado pelo Chelsea e depois repassado ao Vitesse. Agora, já está em outro clube. Desde 2010, mais de dez atletas do clube inglês foram para o holandês.

A apuração em torno do Chelsea faz parte de uma ofensiva da Fifa para garantir o cumprimento das regras do regulamento de transferências. A CBF tem feito parte desta ofensiva em uma parceria com a federação internacional e também tenta apurar casos no Brasil.

"Estamos acompanhando o mercado no Brasil e pedimos esclarecimento sempre que necessário", contou o diretor do departamento de Registros da CBF, Reynaldo Buzzoni. "Sempre que é uma transação internacional encaminhamos para a Fifa porque sai da nossa alçada. Há uma parceria para cooperação."

No Brasil, um exemplo foi a trava feita pela CBF à venda do atacante Claiton do Figueirense para o Atlético-MG. A entidade exigiu documentos dos dois clubes que mostrassem que não havia direitos de terceiros sobre o atleta, o que é proibido pelo regulamento da Fifa. Isso porque o jogador era fatiado entre empresários, Jorge Machado e Eduardo Uram, e empresas ligadas ao Figueirense.

A transação foi liberada depois que o Galo e o Figueirense enviaram documentos em que deixavam 50% dos direitos sobre o atleta com um clube, e 50% com o outro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fifa investiga transferências de jogadores brasileiros para o Chelsea - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de “O Estado de S. Paulo” em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

Sobre o Blog

O objetivo desse blog é buscar informações exclusivas sobre clubes de futebol, Copa do Mundo e Olimpíada. Assim, pretende-se traçar um painel para além da história oficial de como é dirigido o esporte no Brasil e no mundo. Também se procurará trazer a esse espaço um olhar peculiar sobre personagens esportivas nacionais.


Rodrigo Mattos